O Arcebispo de Melbourne (Austrália), Dom Peter Comensoli, pediu orações e incentivou os católicos a fazer doações para as vítimas dos incêndios florestais em várias partes do país.

“Neste primeiro fim de semana do Ano Novo, deveríamos nos concentrar na alegria da família, dos amigos e nas férias”, no entanto, o início de 2020 foi marcado por “perdas, destruição, separação e profunda tristeza; e parece haver mais por vir”, assinalou Dom Peter Comensoli em um comunicado no último fim de semana.

Esta é a mais grave temporada de incêndios florestais na história do país, segundo detalham as autoridades. Doze milhões de acres foram afetados até o momento, mais do que o dobro da área queimada na Amazônia no início deste ano. Pelo menos 19 pessoas morreram pelos incêndios nos últimos meses.

Os estados mais afetados são Victoria, Nova Gales do Sul e Austrália do Sul, onde as pessoas tiveram que ser evacuadas. Na sexta-feira, a marinha australiana ajudou a transladar cerca de cem mil pessoas de Mallacoota, uma cidade na costa de Victoria.

As autoridades assinalaram que as condições climáticas estão dificultando o combate contra os incêndios e devem piorar nos próximos dias.

Segundo o canal de notícias australiano 9 News, houve oito mortes na costa sul de Nova Gales do Sul durante esta semana. Os meios também informaram que duas pessoas morreram em Victoria e 28 continuam desaparecidas. No sul da Austrália, cerca de seis mil animais morreram, mas o número deve aumentar.

O Arcebispo de Melbourne destacou os esforços dos voluntários que tiraram um tempo de suas férias para ajudar os necessitados. Ele também disse que a arquidiocese ofereceu seu apoio ao governo.

“Nessas comunidades, também vieram centenas de voluntários e organizações que renunciaram a suas próprias celebrações familiares e arriscaram suas vidas para fornecer ajuda, apoio e alívio. Há algo verdadeiramente notável e excepcionalmente humilhante sobre o espírito de nossa humanidade que compartilha tudo sem hesitação”, disse.

O Arcebispo recordou a angústia dos incêndios florestais no Sábado Negro, que causaram 174 mortes em 2009, e incentivou os católicos a fazer doações à Campanha de Incêndios de St Vicent Paul. A arrecadação ajudará as vítimas a ter alimentos e roupa. Também cobrirá contas e ajudará a enviar as pessoas a programas de apoio emocional.

“Recomendo-lhes encarecidamente que levem qualquer doação à Campanha de Incêndios Florestais de St Vicent Paul para garantir que nossos irmãos e irmãs tenham a oportunidade de reconstruir suas vidas depois de tal devastação”, assinalou.

Confira também: