Pela primeira vez desde 1803, a Missa de Natal não será celebrada na Catedral de Notre Dame, pois a igreja simbólica da França permanece inutilizada devido ao incêndio que sofreu em 15 de abril deste ano, quando estava sendo restaurada.

"Não haverá uma Missa da Noite de Natal em Notre Dame. A última vez que isso aconteceu foi durante a Revolução Francesa. Desde 1803, sempre houve Missas natalinas em Notre Dame", disse à Reuters uma porta-voz da Arquidiocese de Paris.

A construção da Catedral de Notre Dame começou em 1163 e culminou em 1345.

Por sua vez, o reitor da catedral, Mons. Patrick Chauvet, disse que "é doloroso porque gostaríamos de celebrar o Natal em Notre Dame, mas, ao mesmo tempo, também há esperança: estamos avançando na reconstrução", disse em referência ao guindaste gigante que chegou em 16 de dezembro para remover o enorme andaime que foi instalado na catedral no dia do incidente.

"O Natal é a celebração da esperança. Sejamos pacientes, mais quatro anos", acrescentou Mons. Chauvet, referindo-se ao anúncio feito há alguns dias pelo general Jean-Louis Georgelin, presidente da entidade pública responsável pela reconstrução da Catedral de Notre Dame de Paris.

Segundo Georgelin, a catedral será reaberta em 16 de abril de 2024 com um grande Te Deum.

Como não há cerimônia ou procissão planejada nas proximidades de Notre Dame, a Missa de Natal será realizada à meia-noite por Mons. Chauvet na igreja parisiense Saint Germain l'Auxerrois, em frente ao museu do Louvre.

Por sua vez, o Arcebispo de Paris, Dom Michel Aupetit, que normalmente celebra a Missa de Natal em Notre Dame, este ano oficiará a Eucaristia no Circo Grüssen, no Bois de Boulogne.

Confira também: