O Papa Francisco visitou de surpresa a escola de ensino médio de Roma "Pilo Albertelli" e se encontrou com quase 800 jovens estudantes aos quais advertiu sobre a "solidão, que vivida mal leva à melancolia".

A visita ocorreu na manhã do dia 20 de dezembro, após a audiência que o Santo Padre teve com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

O Santo Padre chegou de carro a esta instituição escolar, perto da Basílica de Santa Maria Maior, às 11h25 (hora de Roma) e foi recebido pelo diretor de L'Osservatore Romano, Andrea Monda, que foi professor neste local, e pela diretora da escola.

Em primeiro lugar, o Papa cumprimentou os professores, os funcionários que trabalham lá e os jovens que escreveram os textos das Meditações da Via-Sacra da Sexta-feira Santa de 2018.

Depois, o Pontífice seguiu para o pátio da escola, onde foi recebido por quase 800 jovens estudantes, alguns dos quis o receberam com um canto.

Segundo informou a Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco respondeu espontaneamente a algumas perguntas dos jovens. Entre os temas abordados, esteve o da "solidão, que mal vivida leva à melancolia". Também falou de "amor gratuito, um caminho difícil, feito de 'podas' de si mesmos, de paciência, de pequenos sacrifícios".

Depois, perguntaram-lhe sobre a convivência entre diferentes culturas e religiões, de modo que o Papa falou “das migrações, também em seu próprio país, a Argentina, e de como levaram à necessidade de viver juntos”.

Além disso, Francisco se dirigiu àqueles que não creem e assinalou “o valor do testemunho para que desperte a curiosidade em relação ao evangelho e à fé” e lembrou aos jovens sobre a importância do jogo e do sonho que “leva oxigênio à alma”.

Por último, o Papa conversou sobre “os verdadeiros professores” e destacou a relação entre o mestre e o discípulo, “um dom que ele mesmo recordou nos dias anteriores ao compartilhar reflexões de seu pai espiritual, Miguel Ángel Fiorito sj” na apresentação de uma publicação especial da revista italiana La Civiltà Cattolica.

Finalmente, o Santo Padre desejou a todos um feliz Natal, lembrando algumas situações trágicas de guerra, pelas quais comentou que havia gravado anteriormente uma mensagem em vídeo a favor da paz com o Secretário-Geral da ONU.

Confira também: