O general Jean-Louis Georgelin, presidente da entidade pública responsável pela reconstrução da Catedral de Notre Dame em Paris (França) anunciou a data em que o emblemático templo reabrirá suas portas.

Georgelin indicou que a Catedral será reaberta em 16 de abril de 2024, com um grande Te Deum, cinco anos após o incêndio que atingiu o templo em abril de 2019.

Consultado pelo jornal ABC da Espanha sobre se tem certeza de que em cinco anos a reconstrução será concluída, o presidente da entidade disse estar "convencido. Os trabalhos seguem seu curso. Eles avançam bem. É um grande projeto nacional. O Te Deum que será realizado dentro de cinco anos é chamado a celebrar a ressurreição de Notre Dame”.

Após sua nomeação em 1º de dezembro como presidente da entidade pública encarregada da reconstrução de Notre Dame, o general Georgelin assume a direção geral do projeto nacional, coordenando os trabalhos não apenas técnicos, mas também como interlocutor do presidente da França, Emmanuel Macron, e do Arcebispo de Paris, Dom Michel Aupetit.

Em 15 de abril, um incêndio voraz afetou a Catedral de Notre Dame. O telhado e o pináculo foram destruídos pelo fogo, mas as estruturas principais não foram danificadas.

Entre os tesouros resgatados estão as relíquias de um cravo e a santa coroa de espinhos.

Em 2017, um porta-voz da catedral explicou que eram necessários mais de 100 milhões de dólares para restaurar o templo emblemático, porque naquele momento algumas de suas áreas já estavam muito danificadas. Os trabalhos começaram em julho de 2018.

Como parte dos trabalhos de restauração, em 11 de abril, 16 estátuas de cobre foram removidas do pináculo, cada uma com 3 metros de altura e pesando cerca de 250 quilos.

A Catedral de Notre Dame de Paris é a sede da arquidiocese da capital francesa. É um dos templos góticos mais famosos do mundo. Foi construído entre 1163 e 1345.

O templo é cercado pelas águas do rio Sena e é dedicado à Virgem Maria. Notre Dame significa Nossa Senhora em português.

Confira também: