Alguns indivíduos atacaram a Basílica Coração de Maria, na cidade de Antofagasta, norte do Chile, no final de uma marcha por demandas sociais.

O fato ocorreu na sexta-feira, 13 de dezembro, por volta das 23h, depois de uma marcha pelas ruas da cidade, quando desconhecidos atacaram a Basílica do Coração de Maria.

Os indivíduos quebraram as janelas, subiram no telhado e entraram no templo por uma porta lateral. No interior, picharam o altar principal, destruíram e removeram alguns bancos, móveis, imagens de santos e vestimenta religiosa, depois os incendiaram e colocaram barricadas nas ruas do entorno.

O Santíssimo Sacramento não foi roubado, já que o pároco tomou as devidas precauções, pois há vários dias o comércio, as instituições privadas e públicas estão sendo vandalizados.

Em conversa com ACI Prensa – agência em espanhol do Grupo ACI –, Pe. José Abarza, pároco pertencente à Congregação dos Filhos Missionários do Imaculado Coração de Maria, conhecidos como claretianos, contou que chegou ao templo para ordenar e interromper o ataque.

Os fiéis ficaram até três da manhã e novas medidas de segurança foram tomadas em portas e janelas.

No dia seguinte, as comunidades da arquidiocese foram ao templo para limpar e arrumar o local.

No domingo, 15 de dezembro, com a presença de cerca de 800 pessoas, a Missa de reparação foi presidida pelo Arcebispo de Antofagasta, Dom Ignacio Ducasse.

Pe. Abarza explicou que deve haver “tolerância, diálogo, respeito e saber escutar as demandas sociais do povo. São importantes, mas precisamos construir justiça, para alcançar a verdadeira paz”.

Enquanto isso, a paróquia Santo Antônio de Pádua, a cargo dos sacerdotes capuchinhos, em Santiago, foi vandalizada em 7 de dezembro.

Além do roubo de equipamentos musicais, notebook, microfones e ornamentos litúrgicos, como livros, cálice e chaves dos dois sacrários, a comunidade lamentou a perda de uma relíquia de Padre Pio de Pietrelcina que estava aos pés da imagem do santo.

Apesar disso, a comunidade viveu com esperança as atividades planejadas para esse dia como a conclusão do Terço de Alba em conjunto com o decanato de Yungay.

Nos dois casos, a denúncia foi registrada na Polícia de Investigações do Chile (PDI), para que os crimes possam ser esclarecidos.

Confira também: