O Papa Francisco visitou na tarde desta segunda-feira, 9 de dezembro, a exposição de presépios “100 Presepi in Vaticano”, que está exposta em Roma, na Sala Pio X, na Via dela Conciliazione, muito perto do Vaticano.

O Pontífice visitou a exposição durante cerca de 40 minutos e, antes de retornar à Casa Santa Marta, saudou todos os responsáveis, funcionários e voluntários da exposição e abençoou a mostra.

A exposição acolhe mais de 130 presépios do mundo, alguns dos quais de grande valor, pois são autênticas obras de arte. Além disso, cada presépio possui uma história particular que os torna únicos. Os presépios são de diferentes estilos, clássicos e modernos, adaptados às características culturais de seu local de origem.

Assim, é possível ver de presépios clássicos de estilo napolitano do século XVII, até presépios mais simples feitos por crianças.

A visita do Papa Francisco a esta exposição sublinha a importância que o Santo Padre dá a esta tradição cristã.

No dia 1º de dezembro, o Pontífice pediu, do Santuário Franciscano de Greccio, local onde São Francisco instalou o primeiro presépio da história em 1223, que a prática de montar o presépio no Natal “nunca se debilite” e que “onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar”.

O Santo Padre fez este pedido na Carta Apostólica Admirabile signum, que assinou neste mesmo santuário, na qual sublinha que “o Presépio faz parte do suave e exigente processo de transmissão da fé”.

“A partir da infância e, depois, em cada idade da vida, educa-nos para contemplar Jesus, sentir o amor de Deus por nós, sentir e acreditar que Deus está conosco e nós estamos com Ele, todos filhos e irmãos graças àquele Menino Filho de Deus e da Virgem Maria. E educa para sentir que nisto está a felicidade”, assinala o Papa em sua carta apostólica.

Confira também: