O Papa Francisco e o grande imã de Al Azhar propuseram à ONU uma data para celebrar o Dia da Fraternidade Humana.

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso publicou na quinta-feira, 5 de dezembro, um comunicado no qual informou sobre a intenção do Santo Padre e do líder muçulmano.

Na quarta-feira, indica o texto, “o Cardeal Ayuso Guixot e o juiz Muhammad Abd al-Salam se reuniram em Nova York com o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, para lhe entregar uma mensagem do Papa Francisco e do Grande Imã de Al-Azhar Ahmed Al-Tayye, na qual e propõe que 4 de fevereiro seja declarado Dia Mundial da Fraternidade Humana”.

Do mesmo modo, solicitaram “às Nações Unidas que participe, junto com a Santa Sé e Al-Azhar, da organização, em um futuro próximo, de um Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana”.

Guterres expressou seu apreço e disponibilidade pela iniciativa, sublinhando a importância de trabalhar a serviço de toda a humanidade.

Assim, indica o comunicado, “nomeou Adama Dieng, United Nations Secretary General’s Special Adviser for Hate Speech and the Prevention of Genocide, como representante das Nações Unidas para seguir as atividades propostas e colaborar com o Comitê Superior”.

Em 20 de agosto de 2019, foi estabelecido um Comitê Superior para alcançar os objetivos contidos no Documento sobre a Fraternidade Humana pela Paz Mundial e a Convivência Comum, assinado em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), em 4 de fevereiro de 2019.

Este comitê é composto atualmente por membros cristãos, muçulmanos e judeus, e presidido pelo Cardeal Ayuso Guixot, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

Confira também: