Pe. José de Jesús Aguilar, cônego da Catedral Metropolitana do México e vice-diretor de Rádio e Televisão da Arquidiocese do México, explicou qual é o sentido cristão da tradicional árvore de Natal.

Em um vídeo, o sacerdote mexicano destacou que, embora "todas as árvores e animais sejam maravilhosas criações de Deus", devido a "algumas características particulares, algumas delas se encheram de simbolismo".

“Por exemplo, a pomba se converteu em um símbolo da paz. O carvalho em símbolo de força e longevidade. A oliveira, em símbolo de vitória. O cipreste, devido à sua forma que parece apontar para o céu, simboliza a união entre o céu e a terra”.

Pe. Aguilar indicou que "o pinheiro também adotou vários simbolismos, porque, diferentemente das outras árvores, que durante o outono e o inverno ficam sem folhas e parecem morrer, o pinheiro, mesmo no meio da neve, permanece sempre verde".

"Isso fez com que em muitas culturas se tornasse o símbolo de imortalidade”, disse e destacou que “o mundo cristão o adotou como sinal de Cristo, que ao se fazer homem, morrer e ressuscitar pela humanidade, oferece-nos a imortalidade, a vida eterna”.

“Também foi usado para recordar a profecia de Isaías, que anuncia que Cristo nasceria da árvore genealógica de Jessé, pai do rei Davi. Assim diz o texto: ‘um renovo sairá do tronco de Jessé, e um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor, para governar segundo os seus preceitos’”.

O sacerdote mexicano indicou que "esse tema foi muito representado na arte cristã, com o título de árvore de Jessé, árvore de Davi ou árvore genealógica de Jesus, onde Jesus ou Maria com o Menino Deus aparecem no topo da árvore".

"Finalmente, alguns associaram o pinheiro a Cristo, contrastando a árvore que deu origem ao pecado de Adão com a árvore da cruz pela qual Cristo nos redime do pecado".

Pe. José de Jesús Aguilar assinalou que, embora "não possamos negar que para muitos o pinheiro seja um simples enfeite", é verdade que "para muitos outros, a árvore de Natal pode ser um elemento que enriqueça estas festas que recordam o nascimento de Cristo”.

Confira também: