O novo presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Dom José Gomez, refletiu em sua coluna de opinião publicada em 25 de novembro, sobre a importância dos latinos na Igreja Católica nos Estados Unidos e a necessidade de evangelizar em uma “sociedade altamente secularizada".

Dom Gomez, Arcebispo de Los Angeles, que atuou como vice-presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB), foi eleito em 12 de novembro como novo presidente deste órgão pelos próximos três anos, sendo o primeiro latino a assumir essa posição.

O Prelado assinalou que sua eleição "é um reflexo da crescente diversidade da Igreja neste país" e um reflexo do que está sendo feito em Los Angeles (Estados Unidos). Assegurou que os bispos reconhecem a importância dos latinos na Igreja "por sua forte fé e amor pela família", e que muitos deles foram escolhidos como líderes de paróquias, escolas e comunidades.

“A Igreja é universal; isso é o que significa a palavra 'católica'”, assinalou Dom Gomez e lembrou que “Jesus Cristo quer que sua Igreja seja um lar para todas as pessoas, quer que ela seja a família de Deus na terra, integrada por filhos de Deus de todas as raças e culturas”.

Em sua coluna de opinião, destacou o espírito missionário que se sente em Los Angeles, assinalando que esta união é “a única razão pela qual a Igreja existe: para esta grande missão de convocar a família de Deus, construindo assim o reino de Deus na Terra".

Do mesmo modo, recordou que a Igreja “não pertence a nenhum arcebispo, nem mesmo ao presidente da conferência episcopal. A Igreja não pertence a nenhum de nós. Ela pertence a Jesus, porque a Igreja é seu Corpo e sua Noiva”.

"Jesus deu à Igreja uma só missão e uma só identidade: a de falar ao mundo sobre a vida dele e do que Ele fez por nós", assinalou. Indicou que Jesus pediu à Igreja que ajude o mundo a encontrar "o caminho que conduz à verdade sobre a vida, o amor e a felicidade que todos desejam".

"Todos nós estamos chamados a sermos pessoas que evangelizam, discípulos que sejam missionários", disse o Prelado. "Esta é a nossa identidade como católicos e esta é a verdadeira natureza da Igreja", assegurou o novo presidente da USCCB.

Diante de uma sociedade "altamente secularizada", em um momento de "verdadeira confusão sobre o significado da vida e da liberdade humanas", Dom Gomez afirmou que "o dever da Igreja é alcançar aqueles que não praticam mais nenhuma religião e também aqueles que frequentam a igreja com regularidade, mas que pode ser que não tenham certeza do que significa ser católico”.

"Devemos chamar todos os homens e mulheres para experimentar a plena beleza do Evangelho, a alegria e a novidade da vida que temos em Jesus Cristo", assinalou o Prelado. Nesse sentido, exortou os fiéis a serem meios para que mais pessoas encontrem "seu lar na Igreja, nos mistérios salvadores dos sacramentos, especialmente na Eucaristia".

Dom Gomez assinalou que finalmente sua "visão" é trabalhar juntos, buscando "fazer a vontade de Deus, difundir a boa nova de Jesus e sua salvação e chamando todos à santidade", em união com "o vigário de Cristo na Terra, nosso Santo Padre o Papa Francisco”.

“O Papa nos guia e nos chama a todos os que fazemos parte da Igreja para redescobrir essa ideia: que Deus nos criou e nos deu no batismo um papel que devemos desempenhar em seu plano de salvação para sermos discípulos missionários” afirmou.

Por fim, o Prelado pediu orações pela nova responsabilidade que assume, encomendando seu tempo como presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos "aos cuidados maternos de Nossa Senhora de Guadalupe".

Confira também: