Na quarta-feira, 27 de novembro, um incêndio consumiu completamente a igreja de São Francisco, em Curicó, no sul do Chile.

O incêndio começou por volta das 7h e, embora tenha sido controlado, horas depois houve um novo surgimento do fogo.

Várias companhias de bombeiros chegaram para apagar o incêndio do templo que foi construído em 1731.

A origem das chamas não é certa; portanto, uma investigação está em andamento para esclarecer o fato.

Por meio de um comunicado, a Diocese de Talca expressou sua dor e solidariedade com a comunidade curicana e relatou que o primeiro incidente começou "no setor do antigo convento, que foi controlado graças à ação dos bombeiros".

“Por volta de meio-dia, houve outro incidente muito maior, afetando a nave central e o teto do templo. Uma vez apagados, os bombeiros começaram a realizar as inspeções para esclarecer a origem dos dois incêndios”.

Além disso, o bispado destacou que o templo não era utilizado por causa de danos estruturais após o terremoto de 2010.

“O projeto estava sendo realizado em conjunto com o governo regional, o Ministério de Obras Públicas e o município. Há alguns anos tinham resgatado de seu interior imagens religiosas, bancos e outros objetos para serem guardados. Além disso, a igreja contava com proteção perimetral.

“A igreja de São Francisco é um patrimônio cultural muito importante, porque daqui nasceu a cidade de Curicó. As pessoas lembram com carinho o que viveram aqui, celebraram seus sacramentos, a despedida de um ente querido, etc. Esperamos que Deus continue trabalhando para superar esse acidente”, afirmou o vigário de Curicó, Pe. Rodrigo Arriagada Mora.

Confira também: