O Papa Francisco nomeou o auditor Carmelo Barbagallo como Presidente da Autoridade de Informação Financeira (AIF), o qual, até então, havia sido funcionário geral no Conselho da Banca d’Italia em matéria de vigilância bancária e financeira.

Carmelo Barbagallo substituirá no comando do órgão de supervisão financeira René Brüelhart, que deixou o cargo no último dia 18 de novembro ao finalizar seu mandato.

A nomeação de Barbagallo se fez pública nesta quarta-feira, 27 de novembro, por meio de um comunicado de imprensa, depois do regresso do Papa Francisco a Roma após sua viagem apostólica à Tailândia e ao Japão.

A Autoridade de Informação Financeira é o órgão responsável pela supervisão financeira da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano. Entre suas competências está a prevenção e combate de crimes financeiros.

Em declarações divulgadas pela Sala de Imprensa do Vaticano, o novo Presidente da AIF assegurou que sua nomeação "é uma honra da qual sinto todo o peso moral e profissional, e agradeço ao Santo Padre pela confiança que depositou em mim".

“A serviço da missão recebida à frente à AIF procurarei levar toda a experiência adquirida em quarenta anos de trabalho na Banca d’Italia, como inspetor, como chefe da vigilância do sistema bancário e financeiro italiano e no âmbito do sistema europeu de supervisão bancária”, afirmou.

Assinalou que a AIF “saberá dar a sua contribuição, na sua qualidade de autoridade de controle, para que sejam afirmados e reconhecidos os valores fundamentais da retidão e da transparência de todos os movimentos financeiros em que a Santa Sé está envolvida".

Sobre os objetivos de seu novo trabalho, assinalou: “Pretendo tranquilizar o sistema de informação financeira internacional de que será prestada toda a colaboração, no absoluto respeito dos melhores standards internacionais. Já a partir de hoje estarei trabalhando para dar continuidade à ação da AIF na busca de seus importantes objetivos institucionais”.

Carmelo Barbagallo nasceu na cidade italiana de Catania, em 28 de fevereiro de 1956. É casado e tem dois filhos. Formou-se com louvor em Direito em 1978, na Universidade de Catania. Em 1979, ele se especializou em Economia Regional e colaborou com as Cátedras de Direito Privado e Direito Industrial. É auditor oficial.

Ingressou na Banca d'Italia em 1980 e trabalhou no Escritório de Supervisão da filial de Gênova. Realizou o serviço militar obrigatório como oficial da Guarda Financeira.

Em 1983, foi transferido para a filial de Milão da Banca d'Italia, onde trabalhou na Unidade de Pesquisa Econômica e no Escritório de Supervisão. Entre suas tarefas estavam a auditoria e a supervisão da economia real da região da Lombardia, fundos de investimento e a análise de bancos de interesse nacional: Banca Commerciale Italiana e Credito Italiano.

Em 1985, começou a trabalhar na Administração Central de Inspeção de Controle. Foi responsável pelos cursos de formação e participou de diferentes grupos de trabalho. Como parte de seu trabalho, foi responsável pela investigação de empréstimos bancários anômalos e reestruturados. Também participou da redação da Lei de Bancos.

No desempenho de suas funções como inspetor supervisor, é responsável por diferentes inspeções de intermediários banqueiros e financeiras na Itália e em outros países. Realizou a validação dos modelos avançados de medição de riscos previstos no Acordo da Basileia, além de supervisionar a redação do Guia de Supervisão vigente.

Em janeiro de 2009, foi nomeado Chefe Adjunto da Inspeção de Supervisão. Além disso, desde maio de 2011, é o titular deste serviço. Desde fevereiro de 2013, é um funcionário geral com o título de Diretor Central de Supervisão Bancária e Financeira.

De 27 de janeiro de 2014 a 30 de junho de 2019, foi Chefe do Departamento de Supervisão Bancária e Financeira.

Desde 1º de julho de 2019 até hoje, ocupou o cargo de alto consultor no Conselho de Administração do Banco da Itália em matéria de supervisão bancária e financeira e nas relações com o Single Supervisory Mechanism.

É autor de vários artigos e estudos sobre bancos e finanças. Entre outras coisas, aprofundou os temas de inovação financeira e perfis de supervisão de instrumentos derivados.

Confira também:

Mais em