Nesta terça-feira, 26 de novembro, o Papa Francisco concluiu sua visita apostólica ao Japão e, às 11h37, partiu no avião que o leva de Tóquio a Roma, onde deve chegar por volta das 17h15 (hora italiana).

A visita ao Japão faz parte de sua quinta viagem à Ásia que em sua primeira etapa incluiu a Tailândia, onde esteve de 20 a 23 de novembro.

Além da capital Tóquio, o Santo Padre visitou Nagasaki e Hiroshima, cidades que foram devastadas em agosto de 1945 por bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial.

Em Nagasaki, o Papa prestou homenagem aos 26 mártires do final do século XVI encabeçados pelo jesuíta São Paulo Miki, deu uma mensagem contra o uso de armas nucleares e celebrou uma Missa no estádio de beisebol.

Em Hiroshima, Francisco presidiu um Encontro pela Paz, onde se encontrou com sobreviventes do ataque e alertou que “o uso da energia atômica para fins de guerra é imoral. Seremos julgados por isso”.

Além de se reunir com os bispos japoneses, Francisco teve em Tóquio um encontro privado com o imperador Naruhito, com o primeiro-ministro Shinzo Abe, com as autoridades, assim como com jovens e com os sobreviventes da tríplice catástrofe de 2011.

Do mesmo modo, celebrou a Missa no Tóquio Dome e visitou a Sophia University, um centro católico fundado pelos jesuítas em 1913 e um dos mais importantes do Japão.

Confira também: