O presépio e a árvore de Natal que tradicionalmente são instalados ao lado do obelisco da Praça de São Pedro do Vaticano serão inauguradas no dia 5 de dezembro, às 16h30, conforme comunicou o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano através de um comunicado de imprensa.

O presépio provém da localidade de Scurelle, na província italiana de Trento, enquanto a árvore, um abeto vermelho de 26 metros de altura e 70 centímetros de diâmetro, provém do Planalto de Asiago.

A inauguração da iluminação do presépio e da árvore será realizada com uma cerimônia presidida pelo Cardeal Giuseppe Bertello, presidente da Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, e pelo Bispo Fernando Vérgez Alzaga, secretário-geral.

O presépio é feito quase inteiramente de madeira. É composto por dois elementos arquitetônicos característicos da tradição trentina.

Nas duas estruturas que compõem o presépio, serão introduzidas entre 20 e 25 figuras de tamanho natural (cerca de 1 metro e 80 centímetros) de madeira policromada. A Sagrada Família ficará embaixo da estrutura maior.

Ao redor da cena central, haverá um espaço para os demais personagens: os Reis Magos, os pastores, os animais, os objetos e as plantas.

Além disso, haverá uma memória especial para as vítimas do temporal de outubro e novembro de 2018 que devastou várias áreas de Triveneto. Como recordação desse desastre, serão incluídos alguns pedaços de madeira provenientes das áreas afetadas pela inundação.

O abeto vermelho, que será usado como árvore de Natal, provém de florestas do território dos municípios italianos de Rotzo, Pedescala e San Pietro. A superfície florestal se estende por uma área de mais de 1.880 hectares, na qual se encontra a maior parte das espécies de abeto vermelho, abeto branco e outros exemplares autóctones.

Como de costume, para cada árvore extraída para ser usada como árvore de Natal, serão plantados 40 abetos, uma medida que visa contribuir para a restauração ecológica dessas florestas seriamente danificadas pela tempestade de 2018.

A decoração e iluminação da árvore será responsabilidade da Direção de Infraestruturas e Serviços do Governatorato, em colaboração com a empresa de iluminação Osram, que oferecerá um sistema de iluminação decorativo de um amplo leque cromático, com tecnologia de última geração que permite reduzir ao mínimo o impacto ambiental e consumo energético.

Por outro lado, o Vaticano também instalará um segundo presépio dentro da sala Paulo VI. Trata-se de um conjunto de esculturas procedente da localidade italiana de Conegliano, na província de Treviso.

A estrutura recordará as construções geométricas de inspiração gótica, com arcos ogivais que se cruzam em uma disposição radial. Junto ao presépio estará presente um capitel que representa a célebre obra “Madona com Bambino”, do pintor renascentista Cima da Conegliano.

As figuras que serão introduzidas no presépio têm um tamanho de 125 centímetros e estarão vestidas com trajes típicos da tradição Veneto.

A árvore e o presépio estarão expostos na Praça de São Pedro, no Vaticano, até a conclusão do Natal, que coincide com a festa do Batismo do Senhor,no domingo, 12 de janeiro de 2020.

Confira também: