A Arquidiocese de Braga, em Portugal, anunciou que o Santuário de São Torcato será elevado à Basílica Menor, em cerimônia oficial que acontecerá em 27 de fevereiro de 2020, dia deste santo.

Segundo a Arquidiocese, o Papa Francisco autorizou a elevação do templo à Basílica em 30 de setembro, mas o anúncio aos fiéis portugueses foi feito durante a Missa no último domingo, 3 de novembro.

O Santuário de São Torcato está localizado perto de Guimarães, na vila de São Torcato. Sua construção teve início em 1871, em granito, com a fachada constituída por duas torres e um corpo central. No seu interior, encontra-se o corpo incorrupto de São Torcato.

“Rico em tradições, os fiéis deste santuário prestam particular devoção a São Torcato, cujo corpo se conserva até aos nossos dias incorrupto. Arquitetonicamente é um edifício majestoso, imponente e devidamente preparado, incluindo a nível pastoral, para receber esta dignidade. São mais de 750.000 os peregrinos e fiéis que acorrem a este centro de culto”, explicou o Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga, no documento que escreveu ao Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, propondo a elevação do templo à Basílica Menor.

O Prelado também detalhou no documento que “a elevação a Basílica Menor, mais do que uma dignidade, será um estímulo e uma responsabilização a tornar este santuário um espaço acolhedor, fraterno, um espaço de espiritualidade onde é possível um encontro com Cristo mediante a oração, a eucaristia e a reconciliação”.

“Será, para toda a Arquidiocese, um compromisso com a nova evangelização e com o espírito inclusivo do nosso Santo Padre, o Papa Francisco”, completou.

São Torcato

Conforme recorda o site da Arquidiocese de Braga, citando o Dicionário dos Santos, São Torcato nasceu em Toledo, em uma família aristocrática.

“Estudioso e sabedor, cedo foi feito arcipreste da Catedral de Toledo. Presente num concílio em Toledo brilhou pela palavra e pelo conhecimento expresso. Foi bispo de Iria Flávia (Padrão), a seguir do Porto e, depois desse concílio, assumiu o arcebispado de Braga, que vagara porque o seu arcebispo, Faustino, fora enviado para Sevilha. Foi mais tarde bispo de Dume", refere, ao citar o Dicionário.

Nesse período, ocorria a invasão árabe da Península Ibérica. Quando os invasores chegaram a Guimarães, Torcato e outros companheiros os enfrentaram corajosamente. Porém, em 26 de fevereiro de 719, foram mortos e seus corpos lançados em um túmulo onde permaneceriam por muito tempo.

Mais tarde, o corpo do santo foi encontrado, incorrupto e ainda paramentado. Desde então, começaram a buscar um local para edificar um templo, tendo sido primeiramente construída uma pequena capela anexa à igreja paroquial.

Com o crescimento da devoção ao santo, decidiu-se ampliar o templo e, segundo a Irmandade de São Torcato, “foi então escolhido o local da ‘devesa dos penedos Maria’ para a implementação do projeto do arquiteto alemão Bohnfledt (1868), que sucedera ao projeto inicial do arquiteto vimaranense Barros de Lima, com início da construção em 1825”.

“Mais tarde, a Irmandade do Mosteiro resolveu novamente ajustar a sua topologia através do Arquiteto Marques da Silva (1894). A construção, iniciada em Oitocentos, atravessou todo o século XX, tendo sido terminadas as obras de edificação com a cerimónia de sagração, em 25 de outubro de 2015”.

De acordo com a Arquidiocese de Braga, as obras seguem ainda hoje, agora com a preocupação especial de tornar o Santuário acessível a todos os devotos de São Torcato, incluindo os que apresentam mobilidade reduzida.

Confira também: