Na terça-feira, 5 de novembro, a Santa Sé divulgou o vídeo sobre as intenções de oração do Papa Francisco para este mês, no qual pede rezar pelo diálogo entre as comunidades religiosas no Oriente Médio, para que “nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação”.

O Papa explica que, nesta região do mundo, “a convivência e o diálogo entre as três religiões monoteístas baseiam-se em laços espirituais e históricos. Dessas terras veio a Boa Nova de Jesus, ressuscitado por amor”.

“Hoje, muitas comunidades cristãs, juntamente com outras judaicas e muçulmanas, trabalham aqui pela paz, a reconciliação e o perdão. Rezemos para que, no Oriente Médio, nasça um espírito de diálogo, de encontro e de reconciliação”, expressa o Pontífice.

Embora a região do Oriente Próximo ou Oriente Médio não tenha fronteiras claras, esses termos costumam ser usados ​​para incluir países como Bahrain, Egito, Chipre, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Catar, Arábia Saudita, Síria, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen e Palestina.

Segundo relatos recentes, os muçulmanos representam pouco mais de 93% da população da região. A comunidade cristã representa aproximadamente 5% e a comunidade judaica, que se concentra principalmente em Israel, é de quase 2%.

Confira também: