Uma religiosa nos Estados Unidos explicou por que o disfarce de freira sexy que algumas pessoas usam no Halloween é ofensivo para os católicos.

Gilmary Kay, das Religious Sisters of Mercy (Irmãs Religiosas da Misericórdia), explicou que esse tipo de coisas “reflete a grosseria da cultura. Não ficamos surpresas de que isso aconteça, mas é alarmante que exista uma ofensa à bondade e a algo sagrado”.

Em declarações à CNA – agência em inglês do Grupo ACI –, a religiosa disse que o disfarce de freira sexy “não só denigre as mulheres que são religiosas, mas especialmente a Deus”.

“Não digo com isso que todas as irmãs são boas, mas o que representam é Bom. As pessoas consagradas se entregaram totalmente a Deus. Consagrado significa separado para um propósito santo. Como cultura, devemos honrar as coisas que nos recordam a bondade dos grandes ideais, mesmo que não seja católico”, explicou.

Em seguida, afirmou que “desrespeitar uma religiosa dessa maneira é zombar não só da Igreja, mas no final das contas de Deus”.

A triste ironia, prosseguiu a Irmã Gilmary, é que o Halloween é na véspera do Dia de Todos os Santos, e deveria ser um momento para “recordar os santos – entre eles há muitas religiosas e irmãos religiosos – como exemplos e modelos que devemos seguir”.

Em sua opinião, assim como se considera culturalmente ofensivo denigrar personagens como Martin Luther King Jr. ou Mahatma Ghandi, “também deve ser inaceitável zombar das religiosas católicas”, continuou.

“Eu acho que se uma figura como Martin Luther King, que tinha grandes ideais e é homenageado pelas pessoas, fosse zombada com um disfarce de Ku Klux Klan, seria totalmente contrária a quem ele é e representa, e isso seria algo similar ao caso das irmãs às quais tentam mostrar com um disfarce que mostra certa perversidade sexual”, lamentou.

As religiosas, continuou a irmã, “amam Deus e entregaram a sua vida por Ele. Não buscam chamar a atenção, mas servem com bondade e abnegação. Então, esse tipo de representação, além de zombar delas, também acaba denigrando a pessoa que usa a fantasia”.

Finalmente, a Irmã Gilmary disse que rezam por aqueles que usam a fantasia de religiosa sexy, “para que conheçam e vejam a profundidade da vida religiosa”.

Confira também: