O Arcebispo de Belém do Pará, Dom Alberto Taveira, desmentiu o jornal alemão DieTagespost que distorceu suas declarações sobre o Sínodo da Amazônia em uma entrevista publicada recentemente.

A entrevista de Dom Taveira ao DieTagestpost ocorreu em 19 de setembro e foi publicada pelo jornal alemão no dia 30.

Por causa da distorção da mesma, na qual incluíram informação de vídeos do YouTube, a Arquidiocese publicou a entrevista completa, dividindo-a em 9 áudios com vários temas, totalizando 42 minutos.

Na coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 24 de outubro, na Sala Stampa do Vaticano, o Arcebispo respondeu a uma pergunta de Austen Ivereigh, que atualmente escreve na revista católica de esquerda Commonweal, sobre o que teria dito ao jornal alemão.

“Você falou sobre aprendizado durante este sínodo, de quanto se aprendeu. Você deu uma entrevista antes do Sínodo, na qual disse que a ordenação de viri probati (homens casados ​​de virtude comprovada) desempenha um papel mais importante na Alemanha do que na Amazônia. Depois de duas semanas nas quais todos falam sobre os viri probati, você ainda tem a mesma opinião? Pode explicar também o que quis dizer na mesma entrevista quando disse que se necessita de mais evangelização e menos ecologia?”, questionou o jornalista que, como grande parte da imprensa alemã e secular, parece ter tomado partido pela ordenação de diaconisas e homens casados.

"Quem estiver interessado, que acesse o áudio desta entrevista no site https://arquidiocesedebelem.com.br/noticias/entrevista-de-dom-alberto-ao-die-tagespost/ para ver a entrevista concedida ao jornal alemão. Nós gravamos tudo e o áudio está à disposição, pois o que o meio publicou não corresponde à verdade”, respondeu o Arcebispo.

Dom Taveira também disse que a distorção ocorreu porque o jornal “usa informações de terceiros sem comparar as informações com a fonte principal, o Arcebispo ou a Arquidiocese de Belém, o que permite ver a intenção de promover a confusão da compreensão de quem deseja ter acesso" à entrevista.

Quanto ao tema do sacerdócio dos homens casados, o Prelado disse na coletiva de imprensa de hoje que "existe um interesse nas perguntas sobre a ordenação de viri probati, tanto na Amazônia como nos membros do Sínodo".

"Se desejam, podem ler o artigo que escrevi hoje para Vaticano News, no qual me refiro ao tema dizendo que certamente será colocado para o discernimento do Santo Padre", acrescentou.

O Prelado também indicou que “quando falei dos assuntos socioambientais, é bom fazer referência ou ler o texto que está lá porque não disse o que está escrito no jornal alemão. Ao contrário! Ambas as coisas (evangelização e ecologia) são importantes!”.

“O título do Sínodo é: Novos Caminhos para a Igreja e para a ecologia integral. No artigo que escrevi hoje, está bem claro. Nossa contribuição para a ecologia integral não é vista do ponto de vista técnico, porque não é nossa competência, mas de valores, como vemos aqui e em outras intervenções”, concluiu.

Para acessar os áudios da entrevista, pode entrar AQUI.

Confira também: