O 34º Encontro Nacional de Mulheres em La Plata (Argentina) concluiu em 14 de outubro com ataques incendiários e ficaram com os seios nus em frente à Catedral da cidade, manifestando assim seu ódio contra a Igreja Católica e a institucionalidade.

Como em todos os anos, o encontro, realizado entre 12 e 14 de outubro, focou-se na promoção do aborto e da ideologia de gênero; nesta ocasião, somou-se a participação de coletivos transexuais, travestis, lésbicas, entre outros.

Enquanto as oficinas aconteciam, em grande parte em faculdades da Universidade Nacional de La Plata, ao meio-dia de domingo, 13 de outubro, um grupo de mulheres dançou e cantara, em sua maioria, com os seios nus, em frente à catedral.

As mulheres carregavam lenços verdes e cartazes do Movimento Socialista dos Trabalhadores, que diziam “Fora Igreja do Estado”, “nem patriarcado, nem capitalismo”, entre outros.

Além disso, gritaram contra os pró-vida, acusando-os de encobrir a pedofilia.

À noite, um grupo de feministas se desviou da marcha central e se dirigiu novamente para a catedral, para atacar com artefatos incendiários a fachada do templo.

Também lançaram pedras e outros objetos contra a polícia e um pequeno grupo de católicos que estava atrás das grades de contenção do templo.

Na manhã de segunda-feira, durante o ato de finalização do 34º Encontro Nacional de Mulheres, foi anunciada a edição de 2020, que acontecerá na província de San Luis.

Confira também: