Na Missa de ação de graças pela canonização do Cardeal John Henry Newman, um bispo inglês pediu rezar e trabalhar para que o novo santo seja reconhecido como doutor da Igreja.

“Muitos de nós acreditamos que o Cardeal Newman fez uma contribuição única ao próprio entendimento da Igreja, especialmente no que diz respeito ao papel dos leigos, ao lugar da consciência e ao desenvolvimento da doutrina. A Igreja ainda deve decidir se reconhece Newman como um Doutor da Igreja, mas é algo pelo qual podemos rezar e trabalhar”, disse o bispo de Hexham e Newcastle (Inglaterra), Dom Robert Byrne, nesta segunda-feira, 14 de outubro, durante a homilia da Missa celebrada na Basílica Papal de São João de Latrão, em Roma, em ação de graças pela canonização do Purpurado inglês.

Em uma Missa celebrada na Praça de São Pedro no domingo, 13 de outubro, o Papa Francisco canonizou o Cardeal Newman e outras quatro beatas: a Irmã Dulce do Brasil, a religiosa indiana Maria Teresa Cherimal, a italiana Giuseppina Vanini e a suíça Marguerite Bays.

“Hoje damos graças a Deus pela canonização do Cardeal John Henry Newman. A Igreja nos deu em São John Henry um santo com um grande amor pela Igreja e um pastor de almas”, continuou Dom Byrne em sua homilia na Missa, presidida pelo Cardeal Vincent Nichols, Arcebispo de Westminster (Inglaterra).

Em seguida, Dom Byrne disse que a grandeza do Cardeal Newman “reside em sua capacidade intelectual de aproximar-se dos assuntos cotidianos a partir de um ângulo diferente e com uma perspectiva mais ampla. Como seu pai espiritual São Felipe Neri, não podemos colocar Newman em uma caixa, mas temos que deixá-lo falar por si mesmo e nos ensinará muito”.

“Estou seguro de que ninguém estaria mais surpreso do que ele de ver-se agora canonizado. Em sua própria vida já se sugeria que vivia uma vida santa, mas ele tinha uma resposta para isso: ‘Não tenho nada de santo em mim como todos sabem’ e ‘é suficiente, para mim, lustrar os sapatos dos santos, se São Felipe Neri os lustra do céu’”.

Depois de lembrar que o novo santo se converteu do anglicanismo ao catolicismo em 1845, o Bispo enfatizou que “a busca pela santidade e verdade era para São John Henry a força motriz de sua vida. Vemos em sua vida como teve sucesso na causa da verdade revelada e não teve medo para proclamá-la, não apenas em seus muitos escritos, mas nas instituições que estabeleceu”, como uma universidade na Irlanda e uma escola em Edgbaston, Birmingham, no Reino Unido.

“São John Henry Newman foi enterrado em 19 de agosto de 1890. 20 mil pessoas encheram as ruas de Birmingham para se despedir. O jornal The Times lhe concedeu uma página completa com o obituário e mensagens de condolências que chegaram ao oratório de Birmingham de todos os cantos do mundo. 129 anos depois, ele ainda tem o mesmo amor e respeito. Seu dom da amizade continua”, disse o Prelado.

“É emocionante ver muitas pessoas de diferentes nações e culturas dando graças pela canonização. A presença de tantos bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis reunidos aqui em Roma durante o fim de semana é em si uma homenagem a este grande filho da Igreja”, continuou.

"Newman agora pertence a toda a Igreja, a todos os homens e mulheres de muitas partes do mundo que são inspirados e ajudados por ele", destacou o Bispo inglês.

John Henry Newman nasceu em Londres em 1801. Foi ordenado sacerdote da Igreja Anglicana e, em 1845, converteu-se ao catolicismo sendo ordenado sacerdote da Igreja Católica. Tomou como lema "Cor ad cor loquitur" (O coração fala ao coração), quando foi criado cardeal em 1879. Morreu em 11 de agosto de 1890.

Confira também: