Heldo Jorge dos Santos Pereira tem 75 anos, é viúvo, tem três filhos e quatro netos e, no último domingo, realizou “um sonho”: recebeu a ordenação sacerdotal das mãos do Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger.

A ordenação foi celebrada na manhã de 5 de outubro, na Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor, e o agora Pe. Heldo definiu este dia como “a concretização de um sonho”.

“Estou sentindo a emoção sem medicação, já que a minha cardiologista me disse para não tomar nenhum remédio. Estou aqui sentido essa emoção, me colocando a serviço do Senhor e é Ele quem vai dizer para onde eu vou”, expressou o sacerdote, conforme informa o site da Arquidiocese de Salvador.

Por sua vez, Dom Murilo Krieger afirmou que, “se ele celebrar ao menos uma Missa, já realizou plenamente o seu sacerdócio”.

Ordenação de Pe. Heldo Pereira. Foto: Sara Gomes / Arquidiocese de Salvador

“Facilmente se pensa que o sacerdócio é fazer, mas o sacerdócio exige ser de Jesus, ser do Seu Reino. Tanto assim que um padre doente e idoso que nada mais possa fazer a não ser rezar ou oferecer a sua doença, vive plenamente o seu sacerdócio”, acrescentou.

O Prelado disse ainda ter “certeza que, além de tudo isso, o Padre Heldo poderá fazer muito pela Igreja, ajudando muitos padres, colaborando em tantos trabalhos que ele tem condições de fazer. Então, eu me alegro, por que é mais um dom para a nossa Arquidiocese”.

Filhos e netos de Pe. Heldo participaram da celebração e compartilharam a emoção deste momento. “É uma felicidade imensa, porque na verdade é um sonho dele”, disse um dos filhos, Ricardo Pereiro.

Ordenação de Pe. Heldo Pereira. Foto: Sara Gomes / Arquidiocese de Salvador
“Esse chamado ardia no coração dele há muito tempo, eu acho que desde que ele nasceu, e hoje se realiza. Graças a Deus que ele foi abençoado de poder fazer isso e agora poderá exercer o seu ministério”, completou.

Em um dos momentos do rito de ordenação sacerdotal, Dom Murilo ungiu as mãos de Pe. Heldo e as envolveu o pano de linho branco, o qual foi desamarrado pela neta mais velha do sacerdote, Gabriela Pereira. “Sempre foi o sonho dele e a família está muito feliz. A felicidade dele é a nossa”, declarou a jovem.

Ordenação de Pe. Heldo Pereira. Foto: Sara Gomes / Arquidiocese de Salvador
A vocação

Pe. Heldo Jorge dos Santos Pereira nasceu em 8 de dezembro de 1943 e, conforme indica o site da Arquidiocese de Salvador, sempre sentiu no coração o chamado de Deus para a vida sacerdotal.

Ingressou no Seminário da Bahia – atual Seminário São João Maria Vianney – aos 10 anos e permaneceu lá por quatro anos. Entretanto, precisou deixa o seminário para ajudar no sustento da família.

“Sou primogênito de sete irmãos, sendo quatro homens e três mulheres, tendo como agravante o abandono familiar paterno. Ao sair do seminário, ingressei de imediato no mundo do trabalho”, contou.

Aos 16 anos, conheceu Lilia Maria de Araújo, com quem se casou em 8 de dezembro de 1964. Ambos permaneceram casados por 43 anos e formaram uma família com três filhos e quatro netos. Em 27 de agosto de 2006, Lilia faleceu.

Mais em

Pe. Heldo recordou que, “nestes 43 anos de vida matrimonial, tivemos uma vida intensa voltada para a nossa Igreja e Evangelização”, participando de vários encontros, além de serem palestrantes de cursos de preparação para o matrimônio.

“Tenho, e sempre tive, a certeza de que somente foi possível superar as crises conjugais por causa da presença de Deus em nossas vidas e a Eucaristia semanal”, assinalou.

Depois que ficou viúvo, dedicou-se ainda mais à vida na Igreja e, em 8 de fevereiro de 2014, recebeu a ordenação diaconal. Porém, seguia ouvindo em seu coração o chamado ao sacerdócio e, dessa forma, apresentou seu pedido ao Arcebispo.

“Tenho consciência de que ser padre não é ter privilégio, mas participar de uma vida a serviço do povo de Deus. Uma entrega e um serviço ao próximo por um chamado Dele. Um desejo para o qual não há uma explicação, mas cuja ardência é apenas abrandada com muita oração”, declarou.

Confira também: