“Qual é o sinal de que você cristã, você cristão é um evangelizador? A alegria". Assim falou o Papa Francisco nesta quarta-feira, 2 de outubro, durante a Audiência Geral realizada na Praça de São Pedro.

Em sua catequese, o Santo Padre seguiu explicando o Livro dos Atos dos Apóstolos em continuidade com as Audiências Gerais das quartas-feiras anteriores. Lembrou que, após o martírio de Santo Estêvão, desencadeou-se uma violenta perseguição contra os discípulos.

Muitos cristãos escaparam de Jerusalém para buscar refúgio na Samaria e na Judeia. No entanto, os apóstolos permaneceram na cidade santa, apesar do perigo.

"A perseguição", explicou Francisco, "ao invés de apagar o fogo da evangelização, alimenta-o ainda mais". De fato, a fuga dos discípulos de Jerusalém implica a expansão do anúncio evangélico, primeiro, por toda a província da Palestina.

Por exemplo, "o diácono Filipe começa a evangelizar as cidades da Samaria e vários são os sinais de libertação e cura que acompanham o anúncio da Palavra".

Nessa evangelização de Filipe, destaca-se o diálogo com o funcionário da rainha da Etiópia que estava de viagem pela região. Não era um funcionário qualquer, era o administrador de seus tesouros, o equivalente, segundo a descrição do Pontífice, ao "ministro da economia".

Este etíope lia um fragmento do livro de Isaías, especificamente, o quarto canto do "servo do Senhor". Felipe se aproximou dele e perguntou: "Você entende o que está lendo?". O etíope respondeu: "Como posso entender, se ninguém me explica?".

“Aquele homem poderoso reconhece que precisa ser ajudado para entender a Palavra de Deus. Era o grande banqueiro, era o ministro da economia, tinha todo o poder do dinheiro, mas sabia que sem explicação ele não conseguia entender, era humilde”.

“Este diálogo entre Filipe e o etíope também nos leva a refletir sobre o fato de que não é suficiente ler a Escritura, mas é preciso entender o seu sentido, interiorizar o Espírito que inspira a leitura”, afirmou o Papa. "Entrar na Palavra de Deus é estar dispostos a sair dos próprios limites para encontrar Deus e conformar-se a Cristo que é a Palavra viva do Pai".

O encontro com Filipe levou o funcionário etíope a pedir o Batismo e professar a fé em Jesus Cristo. “Esse encontro é belo. Mas quem impeliu Filipe a ir ao deserto para encontrar esse homem? Quem impulsionou Filipe a se aproximar do seu carro? O Espírito Santo. O Espírito Santo é o protagonista da evangelização”.

“‘Padre, eu vou evangelizar’. ‘Ah! E o que você está fazendo?’. ‘Anuncio o Evangelho e digo quem é Jesus. Procuro convencer as pessoas que Jesus é Deus...'. ‘Amigo, isso não é evangelização’. Se não há o Espírito Santo não há evangelização. Isso pode ser proselitismo, publicidade. Evangelizar significa confiar-se ao Espírito Santo que é quem leva você a anunciar, a anunciar com testemunho, com o martírio e a palavra”.

O Papa Francisco concluiu: "Da água batismal emerge um novo homem, um estrangeiro não pode ser discriminado por um membro do corpo de Cristo, porque, batizado em Cristo, revestiu-se d’Ele e pertence a ele para sempre".

Confira também: