Um pequeno quadro de 25,8 por 20,3 centímetros que ficava pendurado perto da cozinha da casa de uma idosa, na França, foi identificada como uma obra do século XIII, do pintor italiano Cimabue, com um valor estimado entre quatro e seis milhões de euros.

O quadro do pintor pré-renascentista estava em uma casa na cidade de Compiegne, ao norte de Paris (França), e representa "O Cristo menosprezado". A obra, realizada sobre madeira de álamo, fazia parte de uma série de quadros que Cimabue pintou para representar as cenas da paixão de Jesus.

A família desconhecia o valor da pintura que estava no corredor entre a sala de estar e a cozinha. Assim, a idosa, que não soube explicar como chegou à sua casa, levou a obra à casa de leilões Actéon, acreditando que era um pequeno ícone sem valor.

Actéon levou a pintura para o gabinete de especialistas Turquin, especializado em mestres antigos, que confirmou a autenticidade do ícone como obra de Cimabue e anunciou seu leilão para o próximo dia 27 de outubro, em Senlis, que será a primeira venda de uma pintura deste pintor italiano em décadas.

Segundo informações obtidas, até o momento, eram conhecidas apenas duas cenas da série pintada por Cimabue. Uma é a Flagelação de Cristo, que está conservada na coleção Frick de Nova York, e outra é uma imagem de Nossa Senhora que está na National Gallery de Londres.

O gabinete de Turquín disse que a atribuição a Cimabue é "óbvia" devido à semelhança que tem com outras obras. Além disso, indicou que os testes de infravermelho mostram que seu estado de conservação é excelente.

Confira também: