Este ano, três igrejas católicas em El Paso (Estados Unidos) foram alvo de indivíduos desconhecidos que jogaram objetos incendiários, conforme indicaram funcionários do Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI, na sigla em inglês).

“Acredita-se que os autores desconhecidos desses crimes usaram um dispositivo incendiário na tentativa de incendiar três igrejas católicas do oeste. Cada igreja sofreu danos causados ​​por esses dispositivos. Felizmente, até o momento, ninguém ficou ferido”, afirmou o FBI em um comunicado.

O primeiro incidente ocorreu em 7 de maio na igreja católica de São Mateus e o seguinte, apenas uma semana depois, em 13 de maio, na Catedral de São Patrício. Uma terceira tentativa de causar um incêndio ocorreu em 15 de junho, na Igreja de St. Jude.

Um porta-voz da Diocese de El Paso disse a ‘The New York Times’ que todos os incidentes ocorreram nas primeiras horas da manhã.

Em cada caso, tentaram jogar um coquetel molotov pela janela da igreja. Em duas das igrejas não conseguiram quebrar as janelas e as bombas incendiárias voltaram para calçada. Em St. Jude, o dispositivo quebrou a janela e queimou alguns bancos.

As tentativas de incêndio ocorreram nos meses anteriores ao sábado, 3 de agosto, dia em que um homem armado matou 22 pessoas e feriu pelo menos 20 em um Walmart, em El Paso, perto do shopping El Cielo Vista.

Suspeita-se que o tiroteio tenha sido por motivos raciais. As autoridades indicaram que horas antes do ataque, o sujeito publicou um documento on-line detalhando seu ódio a imigrantes e hispânicos.

Os incidentes incendiários e os disparos não parecem estar relacionados e o FBI não fez nenhum comentário sobre um potencial motivo.

O escritório do FBI de El Paso, o Corpo de Bombeiros de El Paso, o Departamento de Polícia de El Paso e a Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) estão investigando os incidentes e “buscando ajuda do público para identificar a(s) pessoa(s) responsável".

“Contamos com a ajuda de membros da comunidade para manter nossa cidade segura. Pedimos a todos que estejam atentos a atividades suspeitas ou incomuns para incluir eventos e pessoas ao seu redor”, declarou FBI.

O FBI em El Paso está oferecendo cinco mil dólares por informações que conduzam à identificação, prisão e condenação da pessoa ou pessoas responsáveis ​​pelos crimes incendiários, um total de 15 mil dólares se os autores dos três crimes forem encontrados.

Confira também: