O herdeiro do trono britânico, Príncipe Charles, viajará a Roma no próximo mês para participar da Missa de canonização do Cardeal John Henry Newman, o primeiro santo inglês não mártir desde a Reforma.

O escritório do príncipe anunciou que, após a cerimônia na Praça de São Pedro, no Vaticano, que será realizada em 13 de outubro, o Príncipe de Gales participará de uma recepção na Pontifícia Universidade Urbaniana, onde o Cardeal Newman estudou para se tornar sacerdote católico.

"Estamos muito satisfeitos que Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, encabece a delegação do Reino Unido para a canonização do Cardeal Newman", disse o Arcebispo de Westminster (Inglaterra), Cardeal Vincent Nichols, após o anúncio de 12 de setembro.

“A exploração da fé do Cardeal Newman, a profundidade da coragem pessoal, a clareza intelectual e a sensibilidade cultural fazem dele um seguidor de Cristo profundamente admirado. Seu ministério, especialmente entre os pobres, é um sinal permanente da compaixão pastoral da Igreja e um desafio para todos nós hoje”, acrescentou o Cardeal Nichols.

Newman foi um teólogo, poeta, sacerdote católico e cardeal do século XIX. Foi originalmente um sacerdote anglicano, mas, em 1845, se converteu ao catolicismo, e seus escritos são considerados entre os mais importantes para a Igreja nos últimos séculos.

Em setembro de 2010, dezenas de milhares de pessoas assistiram à beatificação do Cardeal Newman em Birmingham, Inglaterra. Na Missa de beatificação, o Papa Bento XVI disse que "as suas intuições sobre a relação entre fé e razão, sobre o espaço vital da religião revelada na sociedade civilizada, e sobre a necessidade de uma abordagem da educação vastamente fundada e a amplo raio, não foram apenas de profunda importância para a Inglaterra vitoriana, mas continuam ainda hoje a inspirar e a iluminar muitos em todo o mundo”.

O Príncipe Charles e sua esposa, Camilla, duquesa da Cornualha, se encontraram com o Papa Francisco em abril de 2017 durante uma visita ao Vaticano. O príncipe de Gales se reuniu anteriormente com o Papa Bento XVI, em 2009, e com São João Paulo II, em 1985, com sua primeira esposa, a princesa Diana.

Confira também: