Pe. Tomás Herrera Seco, um sacerdote que em 2017 se gabou de levar sempre consigo um preservativo, caso fosse necessário, mudou da diocese mexicana de Hermosillo para a diocese espanhola de Palencia, onde assumirá como administrador paroquial.

O sacerdote foi nomeado administrador paroquial da Unidade Pastoral de Santervás de la Vega, no Arciprestado del Valle, pelo Bispo de Palencia, Dom Manuel Herrero. Embora a nomeação tenha ocorrido em 15 de julho, entraria em vigor em setembro, segundo o site da Diocese de Palencia.

Pe. Tomás Herrera é um sacerdote de origem espanhola da Arquidiocese de Hermosillo (México) que foi suspenso do trabalho pastoral em 2017, depois de qualificar-se em uma entrevista como “travesso” por sempre levar consigo um preservativo, “caso fosse necessário”.

“Sinto-me muito livre de não ter vergonha de me encontrar com qualquer pessoa, de qualquer gênero, apoio tanto pessoas gays, como políticos, na minha vida pessoal permaneço com muita estabilidade, mas eu viajo e, se for necessário jogar uma partida, eu jogo. Eu sempre levo meu preservativo preparado, caso seja necessário e porque uma pequena traição não faz mal a ninguém, se isso proporciona estabilidade emocional”.

Por ocasião desta entrevista, a Arquidiocese de Hermosillo emitiu um comunicado em 21 de julho de 2017, afirmando que abriria "uma investigação de tudo relacionado à controvérsia causada pelos comentários sobre o celibato".

Depois de quase um ano e meio suspenso do trabalho pastoral, Pe. Herrera foi reintegrado ao trabalho da Arquidiocese, no início de março de 2019. Pe. Luis Alonso Cobacame, porta-voz da Arquidiocese de Hermosillo, explicou em uma entrevista concedida ao portal Projeto Puente, alguns dias após o anúncio da reintegração de Pe. Herrera, que ele “não foi suspenso de seu ministério, mas de exercê-lo na arquidiocese de Hermosillo. Agora, ele o exercitará porque não há mais sacerdotes para atender duas áreas da arquidiocese”.

O porta-voz também explicou que “há uma investigação que deve seguir seu curso” e que está no Tribunal Eclesiástico da Diocese por “escândalo”, já que, segundo o “Código de Direito Canônico, qualquer sacerdote que é motivo de escândalo, deve ser investigado sobre isso".

O trabalho realizado na arquidiocese mexicana foi de março até junho, já desde o mês de julho de 2019 o Pe. Herrera está na Diocese de Palencia.

O grupo ACI entrou em contato com o delegado de comunicação da Diocese de Palencia, Txomin Pérez, que explicou que o Pe. Herrera “é natural de Palencia, tem 70 anos, e pediu, por motivos de saúde, permanecer um ano em Palencia. Seu bispo, em diálogo com o nosso, aceitou. Ele continua sendo sacerdote da Arquidiocese de Hermosillo (México) e estará aqui por um período de um ano”. Também destacou que durante este tempo “cumprirá as funções de administrador paroquial”.

Perguntado sobre as declarações feitas pelo Pe. Herrera em 2017, o delegado de comunicação assegurou que não fará julgamentos a respeito e destacou que a polêmica foi resolvida no México quando o Pe. Herrera falou com seu Arcebispo diocesano e “foi reintegrado ao trabalho pastoral com normalidade”.

Pérez também disse ao grupo ACI que não consta que o Pe. Herrera continue com o tipo de vida e de atividade sexual que manifestou na entrevista de 2017, no México.

A diocese de Palencia pertence à província eclesiástica de Burgos, tem cerca de 180 mil habitantes e 456 paróquias.

Confira também: