O papamóvel que o Papa Francisco usou em 2015, no Quênia, durante sua primeira viagem à África, foi enviado a Moçambique, onde o Pontífice chegará em 4 de setembro.

"O papamóvel saiu de Nairóbi para o porto de Mombaça, em 8 de agosto, e de Mombaça para Maputo, em 17 de agosto", disse o Administrador Apostólico do Ordinariado Militar do Quênia, Pe. Benjamin Maswili.

Em declarações à ACI África, agência do Grupo ACI, Pe. Maswili disse que o veículo deve chegar a Maputo, capital de Moçambique, no domingo, 25 de agosto.

"Houve um atraso e sua chegada a Maputo foi reprogramada para 27 de agosto", explicou o sacerdote. Disse que a decisão de transferir o papamóvel de Nairóbi para Maputo envolveu os principais líderes do Quênia e Moçambique.

"Pediram-me para levá-lo (o papamóvel) à Casa do Estado para que o presidente (Uhuru Kenyatta) o verificasse", porque queria que o veículo estivesse em perfeitas condições.

Nesse sentido, o veículo foi repintado e as capas dos assentos foram substituídas antes de sair pelo porto de Mombaça.

Sobre a decisão de usar este veículo na visita de Francisco a Moçambique, Pe. Maswili disse que o processo começou em junho de 2019 com a comunicação do Vaticano com a Nunciatura Apostólica no Quênia.

"Em preparação para a visita pastoral do Papa Francisco a Moçambique, Madagascar e Maurício (de 4 a 10 de setembro de 2019), a Gendarmaria do Vaticano entrou em contato com a Nunciatura Apostólica em Nairóbi para perguntar sobre o papamóvel", disse à ACI África o representante do Papa no Quênia, Dom Bert van Megen.

Sobre as características do papamóvel, o Núncio explicou que deve ser "relativamente alto para que todos possam ver o Santo Padre ao passear pelas ruas da cidade"; além de "estável, resistente e rápido em caso de emergência".

O Arcebispo van Megen indicou que o carro será recebido em Moçambique pelas autoridades, começando pelo presidente Filipe Jacinto Nyusi.

Segundo o Núncio, "uma vez que a visita papal seja concluída em Moçambique, o papamóvel retornará a Nairóbi, onde será armazenado em um local protegido para estar pronto quando seja necessário novamente".

"A Santa Sé deseja expressar sua profunda gratidão ao presidente da República do Quênia e a todos os envolvidos no processo por sua bondade e disponibilidade em tornar este empreendimento um sucesso", disse o representante do Papa em Nairóbi, que também atua como Núncio no Sudão do Sul.

Confira também: