Na Indonésia, país com a maior população muçulmana do mundo, celebraram, nos últimos dias, a ordenação sacerdotal de 15 sacerdotes e um diácono, sendo que a mais recente aconteceu no dia 20 de agosto, na província de Lampung.

Segundo ‘Asia News’, a cerimônia de 20 de agosto foi realizada na paróquia de São José, em Pringsewu, cidade localizada a cerca de 40 quilômetros de Bandarlampung, capital da província de Lampung.

Nesse dia, o Bispo de Tanjungkarang, Dom Yohanes Harun Yuwono, ordenou 10 novos sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (SCJ) e um diácono. A cerimônia contou com a presença de mais de 200 presbíteros e milhares de fiéis.

“Vocês são chamados a se tornarem pessoas de religião, consagrando toda a sua vida a Deus e à Sua Igreja. A missão vital de vocês é levar paz e conforto espiritual aos outros. Onde há pessoas consagradas, deve haver paz e alegria”, disse-lhes Dom Harun.

Pe. Titus Waris Widodo, superior provincial do SCJ, disse aos novos sacerdotes que "são chamados a mostrar sua lealdade, o espírito fundamental da Ordem e a serem honestos com sua consciência".

Cinco dias antes, o Arcebispo de Jacarta, Dom Ignatius Suharyo Hardjoatmodjo, presidiu no Indonesian Miniature Compound a ordenação de três sacerdotes diocesanos e dois salesianos.

Entre os sacerdotes diocesanos está Pe. Albertus Monang Rianto Sidabutar, o qual disse a ‘Asia News’ que sua vocação “floresceu” graças às atividades sociais realizadas na paróquia de Santo Arnoldo Janssen, em Bekasi, regência de Java Ocidental. "Ficava comovido com a figura do pároco – afirma –, um verdadeiro ‘homem dedicado ao próximo’, sempre sorridente e gentil com todos".

Outro novo sacerdote da Arquidiocese de Jacarta é Pe. Joseph Biondi Mattovano, o qual disse que seu pai teve um papel fundamental em sua vocação. "Quando era criança, toda vez que meu pai me levava à igreja, fazia-me uma pergunta, a modo de desafio: 'Por que você não se torna um sacerdote?'. Naquela época, eu queria ser piloto, não lhe prestava atenção. Mais tarde, quando era adolescente, comecei a participar ativamente na vida paroquial, como coroinha. Foi assim que nasceu o meu desejo”, recordou.

A Indonésia tem aproximadamente 259 milhões de habitantes, dos quais 86% professam o Islã. Os cristãos são aproximadamente 8,7% da população.

Confira também: