Os lugares de culto na Irlanda do Norte foram alvo de mais de 400 ataques registrados nos últimos três anos, de acordo com dados recentes publicados pela instituição de caridade Christian Action Research and Education (CARE).

Após pedir informações ao Serviço de Polícia da Irlanda do Norte (PSNI), a organização contabilizou 445 crimes registrados como danos criminais a edifícios religiosos, pátios ou cemitérios em 11 distritos policiais durante um período de três anos.

"Em média, isso significa que quase a cada dois dias um crime foi cometido contra um lugar de culto”, indicou CARE em um comunicado publicado em 21 de agosto.

Um dos exemplos mais recentes ocorreu no domingo de Páscoa de 2019, quando picharam a paróquia católica do Sagrado Coração, em Ballyclare.

Nesse contexto, CARE pediu "mais apoio para as igrejas e outros edifícios religiosos" e afirmou que irá a todos os líderes dos partidos políticos para que se comprometam a estabelecer um fundo com financiamento público, semelhante ao da Inglaterra e País de Gales, para a proteção de edifícios religiosos.

O fundo em questão foi criado em julho de 2016 e fornece recursos financeiros para que os locais de culto comprem tecnologia de câmeras de segurança, cercas e iluminação.

"O financiamento do plano aumentou para 1,8 milhões de dólares em 2019, com outros 5,6 milhões de dólares para fornecer capacitação de segurança para locais de culto, mas no momento não há um plano semelhante na Irlanda do Norte", descreveu CARE.

O diretor de políticas da CARE da Irlanda do Norte, Mark Baillie, disse que "os números são preocupantes" e "é preciso tomar medidas", porque "em uma sociedade livre e democrática, ninguém deve temer se encontrar com aqueles que compartilham sua fé em um lugar de culto".

“Esses ataques deixam grupos religiosos com danos à propriedade, custos de seguro provavelmente grandes e temores de ataques futuros. O plano de financiamento de segurança que está disponível na Inglaterra e no País de Gales para locais de culto deve ser estendido à Irlanda do Norte com urgência”, afirmou.

Confira também: