O Papa Francisco incentivou a igreja metodista e valdense a que, "como discípulos de Cristo", ofereçam junto com a Igreja Católica "respostas comuns aos sofrimentos que afligem tantas pessoas, especialmente as mais pobres e mais vulneráveis, promovendo assim a justiça e a paz".

O Papa Francisco enviou uma mensagem às igrejas metodistas e valdenses por ocasião da abertura anual do seu sínodo, que acontece entre os dias 25 e 30 de agosto, em Torre Pellice, Turim (Itália).

O Papa aproveitou o início do sínodo da união das igrejas metodistas e valdenses para lhes expressar "a sua proximidade fraterna" e a de "toda a Igreja Católica".

Assegurou que reza por eles, para que "nestes dias de encontro, de oração e de reflexão, possam experimentar a vida do Espírito Santo que encoraja e dá força ao testemunho cristão".

Além disso, assegurou que se une em oração para "pedir ao Senhor a consolidação do espírito ecumênico entre os cristãos, assim como uma crescente comunhão entre nossas igrejas".

"Somos chamados a prosseguir com o nosso compromisso no caminho do conhecimento recíproco, da compreensão e colaboração, para testemunhar Jesus e o seu Evangelho de caridade", afirmou o Papa na mensagem.

Também enfatizou que, "como discípulos de Cristo, podemos oferecer respostas comuns aos sofrimentos que afligem tantas pessoas, especialmente as mais pobres e mais vulneráveis, promovendo assim a justiça e a paz".

Na mensagem, o Papa Francisco enviou seus "melhores votos" às igrejas metodistas e valdenses, assim como "a bênção do Senhor" e pediu-lhes que rezem por ele.

A igreja metodista e valdense tem mais de 25 mil fiéis que estão principalmente nos vales valdenses da Itália, embora também tenha algumas comunidades na Suíça, Argentina e Uruguai.

O sínodo da igreja metodista e valdense se reúne todos os anos na última semana de agosto e é composto por 180 membros.

Confira também: