O Bispo de El Paso, no estado do Texas (Estados Unidos), Dom Mark J. Seitz, recordou que Deus enviou seu Filho ao mundo para "enfrentar o mal diabólico", como o tiroteio ocorrido, em 3 de agosto, em uma loja de Walmart, que deixou 22 mortos e 24 feridos.

“Foi precisamente para enfrentar esse mal diabólico que Deus enviou seu Filho ao mundo. Foi para entrar no meio disto e experimentar toda a sua força que o inocente, Jesus, experimentou sua paixão e sua cruz. Justo quando parecia que o mal havia vencido o dia que Cristo saiu vitorioso. Esta é a minha esperança para todos aqueles que sofreram esta violência hoje e para a nossa comunidade”, indicou o Prelado em uma declaração publicada em espanhol na segunda-feira, 5 de agosto, no Twitter da Diocese de El Paso.

No sábado, 3 de agosto, um homem identificado como Patrick Crusius entrou em uma loja Walmart em El Paso e atirou nas pessoas que estavam lá, deixando inúmeras vítimas entre as quais havia vários mexicanos.

Segundo assinala BBC Mundo, o jovem de 21 anos se entregou às autoridades e disse que seu objetivo era "matar o maior número possível de mexicanos", algo que decorre do manifesto que apareceu na polêmica plataforma 8chan, cujo site foi suspenso depois do tiroteio.

"Agora temos um manifesto desse indivíduo que indica, em certa medida, uma conexão com um possível crime de ódio", disse o chefe de polícia de El Paso, Greg Allen.

O "manifesto" começa com uma declaração de simpatia para com o autor do tiroteio nas mesquitas da Nova Zelândia, onde 51 pessoas morreram, em março.

O acusado do tiroteio no Texas também disse que o ataque foi uma resposta ao que chama de "invasão hispânica do Texas".

Por sua vez, o promotor público Jaime Esparza indicou que a polícia tratará o caso como "terrorismo doméstico" e buscará a pena de morte para Crusius.

Dom Seitz expressou que, “depois desse trágico dia em El Paso, meu coração se enche de tristeza por todas as vítimas e por suas famílias. O sábado começou como qualquer outro. As pessoas faziam suas atividades diárias. Alguns optaram por parar no Walmart local para pegar algumas coisas. E, então, o ódio e a loucura do mal desencadearam sua agressão sem sentido”.

Como sacerdote, continuou o Prelado, “sou chamado a estar presente para todos os que sofreram este ataque e para suas famílias. Eu preciso fazer isso com um senso de compostura”.

“Mas quando eu visitei as vítimas e seus entes queridos, meu coração se quebrava dentro de mim. Suas perguntas também são minhas. Por que crianças inocentes? Por que mães com bebês no colo? Por que um ser humano deve ser submetido a tanta violência?”.

O Bispo de El Paso lamentou que mais uma vez se veja nos Estados Unidos “o rosto do mal. Vemos os efeitos de uma mente possuída pelo ódio. Vemos os efeitos da convicção pecaminosa e insípida de que alguns de nós somos melhores que outros devido à raça, à religião, ao idioma ou à nacionalidade”.

“Nos últimos meses, as terras fronteiriças mostraram ao mundo que a generosidade, a compaixão e a dignidade humana são mais poderosas do que as forças da divisão. A grande doença do nosso tempo é que nos esquecemos de como ser compassivos, generosos e humanitários”, assinalou.

Dom Seitz disse que, infelizmente, agora “tudo é uma competição. Tudo é ganância. Tudo é frio. A ternura e o amor que não conhecem fronteiras são crucificados em um redemoinho de autobusca mortal, medo e vingança”.

“O Cristo que sofreu está entre nós. É nosso companheiro. Esperamos que levante os caídos, traga cura às vítimas e consolide nossa comunidade quebrada. Nossa comunidade de El Paso vai superar esse dia terrível”, expressou.

Para concluir, o Bispo de El Paso afirmou: “Hoje choremos pelos falecidos e rezemos por eles. Amanhã, voltemos a nos comprometer com o amor. E preparemo-nos todos para uma ação justa que supere as forças da divisão e construa uma sociedade mais amorosa”.

O tiroteio ocorreu alguns dias depois que Dom Seitz iniciou uma campanha para levantar fundos de ajuda para imigrantes que buscam asilo nos Estados Unidos e que estão presos no México.

A campanha lançada através da plataforma GoFundMe, em 29 de julho, já arrecadou quase 15 mil dólares.

Confira também:

Mais em