O Bispo de Cúcuta (Colômbia), Dom Víctor Manuel Ochoa Cadavid, informou que suspendeu Pe. José Alejo Gélvez Vega, reitor de um colégio no departamento norte de Santander e que servia na paróquia de Santo Antônio de Pádua, no município de El Zulia, considerado responsável por abusar de um menor.

Em uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira, 1º de agosto, o Prelado informou também que a Procuradoria Geral da República emitiu o mandado de prisão contra o sacerdote.

Em um comunicado, a diocese observa que "deplora e sente uma dor profunda por esta situação", pela qual "oferece e deseja garantir à vítima um acompanhamento espiritual e psicológico".

Além disso, anunciou o início de "um processo canônico contra o sacerdote envolvido, que desde o momento da acusação, fica imediatamente suspenso ad cautelam de seu exercício ministerial, respeitando o devido processo perante a justiça civil e canônica".

O comunicado afirma que "a Igreja sofre e rejeita profundamente qualquer tipo de conduta, por parte de um ministro ordenado que ameace a dignidade das pessoas mais vulneráveis, especialmente os menores".

"Por esse motivo, defende meninos e meninas e vela para que seus espaços sejam sempre seguros", destaca o texto.

Finalmente, o comunicado enfatiza que, “diante desses tipos de casos nos quais expressamos nossa dor e solidariedade, reafirmamos nosso compromisso de agir com clareza e transparência para continuar sendo a Igreja que acolhe e caminha ao lado dos mais pobres e necessitados de nossa sociedade".

Confira também: