Um sacerdote salesiano do colégio Maria Auxiliadora de Vigo (Espanha) está em prisão provisória inafiançável por supostamente cometer abusos sexuais contra vários menores em um acampamento em Cambados, Pontevedra (Espanha).

A Polícia Nacional prendeu o religioso salesiano ontem, 23 de julho, por supostamente ter tocado de forma imprópria vários menores enquanto dormiam no acampamento de verão, segundo informaram diversos meios de comunicação.

De acordo com diversos meios de comunicação, a direção do Colégio Maria Auxiliadora de Vigo afirmou que o salesiano teria sido surpreendido por alguns menores enquanto tocava os outros. Eles, então, avisaram uma educadora que considerou que estes atos são “contrários ao código de conduta para a proteção de menores e adultos vulneráveis” que se aplica no colégio.

As famílias foram informadas dos fatos e apresentaram suas denúncias aos tribunais de Vigo.

Os menores, supostamente envolvidos, testemunharam perante a juíza encarregada do caso e explicaram que os toques continuaram durante os dias de acampamento.

Por sua vez, tanto o provincial como o diretor dos salesianos se reuniram com os pais das crianças envolvidas para expressar sua "consternação" diante dos acontecimentos e lhes ofereceram acompanhamento.

“O salesiano implicado foi imediatamente afastado de seu trabalho com menores, a fim de esclarecer o que foi denunciado pelos jovens e para poder tomar as medidas correspondentes”, disse o Colégio Maria Auxiliadora de Vigo, ao qual pertence o sacerdote.

A congregação salesiana também se colocou à disposição da polícia para colaborar "no que for necessário".

O colégio também indicou que "sob nenhuma circunstância toleramos comportamentos que prejudiquem a integridade dos meninos e meninas que as famílias nos confiaram".

Confira também: