Em menos de 24 horas, duas paróquias em Montevidéu (Uruguai) foram assaltadas e um sacerdote ferido.

Na manhã de sexta-feira, 12 de julho, uma pessoa conhecida do pároco de São José Esposo de Maria, do bairro de Lavalleja, entrou no templo, ameaçou o sacerdote, espancou-o e deixou-o ferido.

No ato, o assaltante roubou cerca de dois mil pesos (cerca de US$ 57) e deixou o sacerdote preso. Os vizinhos foram para ajudar e chamaram a polícia. Depois, o pároco foi levado de ambulância para o hospital.

Do mesmo modo, na noite de quinta-feira, 11 de julho, a paróquia de Maria Auxiliadora, do Parque Rodó, sofreu um assalto. Já havia sido assaltada no dia 20 de março deste ano.

Enquanto a polícia determina os danos causados, a Igreja em Montevidéu informou que o escritório e o templo ficaram desordenados.

O jornal ‘El País’ do Uruguai informou que os vizinhos relacionam o fato com o funcionamento de um albergue para moradores de rua ao lado do templo. Este local, instalado há alguns meses, entrega alimento, material de higiene pessoal e abrigo a cerca de duas mil pessoas que buscam se refugiar do frio.

O pároco, Pe. Gabriel Barillari, relatou que, provavelmente, uma pessoa que recebeu doação de roupas para o inverno ficou dentro do escritório e ninguém percebeu.

"Estamos vivendo uma situação muito violenta no país. Muitas pessoas estão vivendo situações de insegurança. Graças a Deus, nada nos aconteceu", disse a ‘Telenoche’.

Por último, o sacerdote expressou que sente "pena das pessoas que fazem essas coisas. Porque, no final, prejudicam a si mesmas. Somos todos pecadores, somos fracos e precisamos do perdão de Deus".

Confira também: