Durante dez dias da tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, cerca de 3,2 milhões de fiéis passaram pelo Santuário de Trindade (GO), na festa que foi encerrada no domingo, 7 de julho, com o anúncio do início do Jubileu dos 180 anos desta devoção.

A festa do Divino Pai Eterno de Trindade é o maior evento religioso do Centro-Oeste do Brasil, o segundo maior do país e a maior festa no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Neste ano, durante o encerramento da festa, o Arcebispo de Goiânia assinou o decreto de anúncio da proclamação do Ano Jubilar pelos 180 anos de devoção ao Divino Pai Eterno, que começou no domingo, 7 de julho, e segue até 5 de julho de 2020. O documento decreta a concessão das indulgências parcial e plenária.

Na ocasião também foi apresentado um selo comemorativo para marcar o Jubileu, com gravura do artista goiano Sílvio Morais. O selo é composto por elementos que remetem ao futuro da devoção ao Pai Eterno.

Estão representados na gravura o casal Constantino Xavier e Ana Rosa de Oliveira, que deram início à devoção ao Pai Eterno; o Medalhão com a Imagem da Santíssima Trindade; a silhueta da Nova Casa do Pai e a fé, representada pelos romeiros.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ao fim da celebração de encerramento, foi lançado o Ano Jubilar de 180 anos da Devoção ao Divino Pai Eterno, que serão completados em 2020. Em 1840, aconteceu o milagroso encontro do Medalhão que originou a Romaria de Trindade, hoje, a maior Festa do mundo em Louvor ao Pai Eterno e a segunda maior do Brasil. Também em 2020, o município de Trindade completará seus 100 anos de emancipação política. Para marcar os eventos relacionados ao Jubileu, foi criado um Selo Comemorativo. #selocomemorativo #romariadetrindade #anojubilar #devocao #divinopaieterno #paieterno #180anos #trindade #romaria2019 #medalhao

Uma publicação compartilhada por Pe. Robson de Oliveira (@padrerobsonoliveira) em

“Somos Igreja reunida em pleno século XXI. Uma devoção tão antiga que mantém unido o nosso povo. É comovente e emocionante ver a maré de gente andando pela Rodovia dos Romeiros, principalmente os jovens, que participam desta grande festa. Aqui nos encontramos como irmãos na casa do Pai, por isso o nosso coração vibra e agradece”, expressou o Arcebispo, segundo o site do Santuário do Pai Eterno.

Por sua vez, o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. André Ricardo de Melo, agradeceu o reconhecimento da Arquidiocese de Goiânia. Manifestou também “gratidão a todos os romeiros que vem de tão longe, mas de um modo especial a todos os missionários redentoristas, que se empenham na propagação desta devoção e na realização desta festa”.

“Agradecemos a confiança do povo de Deus, que sempre nos ajuda a levar a Romaria a diante”, acrescentou.

Sede santos

A Romaria 2019 do Divino pai Eterno teve como tema “Sede santos como vosso Pai é Santo”. Durante os dez dias de programação, foram celebradas no total 139 missas, 45 novenas, 18 orações do terço e 11 procissões, além de centenas de batizados e confissões, alvoradas e vigílias.

Na manhã de domingo, o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira, presidiu a Missa Solene no altar externo do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Ao refletir sobre o tema da festa, o sacerdote ressaltou que “a santidade é a vocação, o grande chamado do Pai para todos os cristãos, que sejamos diferentes da realidade mundana, separados da imundície, porque Deus é santo e puro e Ele quer que seu povo seja luz na vida das outras pessoas”.

Presente na celebração o Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz aproveitou a ocasião para entregar a tradicional Carta Pastoral da arquidiocese, a qual, neste ano, teve como tema o Espírito Santo.

“Hoje é um dia de muita alegria. É a 17ª Festa da qual eu participo e espero participar até quando Deus me chamar para a vida eterna. É um momento imperdível, é uma festa que dá muita glória a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, e a gente gosta de estar presente para se unir ao coro dos que vêm abraçar o Pai, receber o Filho e ser habitado pelo Espírito Santo paráclito”, declarou o Prelado.

Confira também: