O Papa Francisco recebeu no Vaticano nesta quinta-feira, 4 de julho, o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, e entre os temas abordados esteve a atualidade internacional, principalmente a situação na Venezuela, Síria e Ucrânia.

Esta foi a terceira ocasião em que o presidente da Rússia se reuniu com o Papa Francisco no Vaticano, após as audiências privadas de 2013 e 2015.

A audiência privada, à qual o líder russo chegou com mais de uma hora de atraso, durou 55 minutos. Nesta, o Santo Padre abordou questões de atualidade internacional “com particular referência à Síria, Ucrânia e Venezuela”, segundo informou comunicado vaticano.

Além disso, Vladimir Putin conversou com o Papa Francisco sobre “questões importantes para a vida da Igreja Católica na Rússia”, tema ecológico e atuais relações bilaterais entre a Santa Sé e a Federação Russa.

“Durante as cordiais conversações, ambas as partes expressaram a sua satisfação pelo desenvolvimento das relações bilaterais, que foram ainda mais reforçadas com a assinatura hoje de um protocolo de entendimento relativo à colaboração entre o Hospital ‘Bambino Gesù’ e os Hospitais Infantis da Federação Russa”, leu o diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti.

Troca de presentes

O papa Francisco presenteou o presidente Putin com uma medalha comemorativa do Vaticano feita por ocasião do centenário do fim da I Guerra Mundial.

Além disso, o Santo Padre presenteou Putin com duas de suas exortações apostólicas: a “Gaudate et exultate” e a “Christus vivit”, assim como sua última mensagem para o Dia Mundial da Paz e o documento sobre a Fraternidade Humana, assinado em Abu Dhabi e que o Papa destacou por falar “do diálogo com o islã”.

Por último, Francisco o presenteou também com uma gravação de 1774 da praça de São Pedro e destacou a Putin que era para que “não esquecesse Roma”.

Por sua parte, Vladimir Putin presenteou o Papa Francisco com um filme sobre a vida de Michelangelo, junto com um livro com fotografias do filme dirigido por um cineasta russo.

Além disso, o presidente da Rússia deu ao Pontífice um grande ícone com a representação dos santos Pedro e Paulo e explicou que os católicos celebram esta Solenidade em 29 de junho, enquanto os ortodoxos a festejam todos os anos em 12 de julho.

Segundo informou o “pool” vaticano presente na biblioteca durante a troca de presentes, o presidente Putin, ao se despedir do Papa, agradeceu pelo “tempo que lhe dedicou”.

Posteriormente, Vladimir Putin se reuniu com o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e com o Secretário Vaticano para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher.

a agenda do mandatário russo prevê que Vladimir Putin se reúna, em seguida, com as autoridades civis italianas, como o presidente da República, Sergio Mattarella, e com o presidente do Conselho de Ministros, Giuseppe Conte, entre outros.

De acordo com as informações da imprensa italiana, 50 ruas do centro histórico de Roma foram fechadas por questões de segurança. Em concreto, mais de mil policiais trabalharam na segurança da visita de apenas um dia do líder russo.

Cabe recordar que Vladimir Putin se reuniu também com São João Paulo II, nos anos 200 e 2003, assim como com Bento XVI, em 2007. Entretanto, o restabelecimento das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a Federação Russa ocorreu em 209.

Confira também: