Uma história curiosa sobre a relação entre o canal católico EWTN e o milagre atribuído pela intercessão do Beato John Henry Newman, que permitirá que seja declarado santo, foi revelada alguns meses antes do consistório que o Papa Francisco presidiu na segunda-feira, 1º de julho.

No Consistório Ordinário Público para a Canonização dos Beatos realizado no Vaticano, o Santo Padre decretou que o Cardeal Newman e outros quatro beatos – entre os quais a brasileira Irmã Dulce – serão canonizados na Praça de São Pedro no dia 13 de outubro.

O ‘National Catholic Register’ informou que o milagre atribuído ao Cardeal Newman foi alcançado por uma mulher formada em direito da Arquidiocese de Chicago (Estados Unidos), a qual foi curada inexplicavelmente em 2013. Sua cura ocorreu após rezar ao famoso teólogo inglês durante uma “gravidez que colocava a sua vida em risco”.

A mulher, cujo nome ainda não foi revelado, se inspirou para rezar depois de ver um filme sobre o Cardeal Newman na EWTN.

A mãe teve uma “hemorragia interna que não cessava, ameaçando a vida de seu filho no útero. Ela era devota do Beato John Henry há muito tempo e, em oração, invocou direta e explicitamente a sua intercessão para deter a hemorragia”, contou ao ‘Register’, em fevereiro, Pe. Ignatius Harrison, postulador da causa do Beato John Henry Newman.

Pe. Harrison afirmou que a “cura milagrosa foi imediata, completa e permanente”, e acrescentou que “a criança nasceu com normalidade”.

O Cardeal fundou o Oratório de São Felipe Neri, na Inglaterra, e foi uma das pessoas mais destacadas que se converteu do anglicanismo à Igreja Católica no século XIX. Além disso, foi um reconhecido pregador, teólogo e autor de 40 livros e 21 mil cartas.

Nasceu em Londres, em 1801. Foi criado cardeal em 1879 e escolheu como lema “Cor ad cor loquitur” (O coração fala ao coração). Faleceu em Edgbaston (Inglaterra), em 1890.

Foi beatificado pelo Papa Bento XVI em 19 de setembro de 2010, na Inglaterra, graças à cura milagrosa do diácono Jack Sullivan, de Braintree, Massachusetts, o qual, através da oração pela intercessão do Cardeal Newman, ficou curado de uma enfermidade na coluna vertebral que o impedia de caminhar.

Sullivan também se animou a rezar ao Cardeal Newman depois de ver um programa de EWTN.

O postulador assegurou que as notícias de hoje “serão bem-vindas para católicos e anglicanos igualmente, e muitos outros”.

Confira também: