A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou nesta sexta-feira, 28 de junho, o programa oficial da próxima viagem apostólica internacional que o Papa Francisco fará na África, de 4 a 10 de setembro de 2019.

Nesta ocasião, o Papa Francisco visitará três países do continente africano: Moçambique, Madagascar e Maurício.

Na quarta-feira, 4 de setembro, o avião que levará o Santo Padre de Roma a Maputo (capital de Moçambique) decolará às 8h (hora de Roma) para aterrissar no aeroporto de Maputo às 18h30 (hora local), onde ocorrerá a cerimônia de boas-vindas.

No dia seguinte, o Pontífice fará uma visita de cortesia ao presidente no Palácio de Ponta Vermelha, onde terá um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo Diplomático.

Em seguida, o Papa participará de um encontro inter-religioso com os jovens no Pavilhão de Esportes de Maxaquene, almoçará na Nunciatura e, à tarde, irá  se reunir com bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, consagrados, seminaristas, catequistas e animadores na Catedral da Imaculada Conceição.

Na manhã de sexta-feira, 6 de setembro, o Santo Padre visitará o hospital de Zimpeto, presidirá uma Celebração Eucarística no Estádio de Zimpeto e terá a cerimônia de despedida no aeroporto de Maputo, para viajar a Antanavarivo (capital de Madagascar).

No sábado, 7 de setembro, o Santo Padre realizará uma visita de cortesia ao presidente no Palácio de Iavoloha e, ao finalizar, terá um encontro com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo Diplomático no Palácio de cerimônias ("Ceremony Building"), onde pronunciará um discurso.

Depois, o Papa irá a um Mosteiro das Carmelitas Descalças e rezará a hora média com elas. Após o almoço na Nunciatura, o Santo Padre irá à Catedral de Andohalo para se encontrar com os Bispos de Madagascar.

Ao terminar, rezará no túmulo da Beata Victoire Rasoamanarivo e, à tarde, fará uma vigília com jovens no Campo Diocesano de Soamandrakizay.

No domingo, 8 de setembro, o Papa Francisco celebrará a Santa Missa no Campo diocesano de Soamandrakizay, almoçará com a comitiva papal na Nunciatura e, à tarde, visitará a cidade da amizade de Akamasoa.

Mais tarde, presidirá uma oração com os trabalhadores de Mahatzana e terá uma reunião com os sacerdotes, religiosos, religiosas, consagrados, seminaristas no Collège Saint Michel.

No dia seguinte, segunda-feira, 9 de setembro, o Santo Padre viajará às 7h30 em avião de Antananarivo para Port Louis (capital de Maurício) e será recebido às 10h40 no aeroporto de Port Louis, onde haverá uma cerimônia de boas-vindas.

Em seguida, o Papa Francisco celebrará a Santa Missa no Monumento de Maria, Rainha da Paz e, ao concluir, almoçará com os bispos da Conferência Episcopal do Oceano Índico (CEDOI) no episcopio.

À tarde, o Pontífice fará uma visita de cortesia ao presidente no Palácio Presidencial e, depois, se encontrará no mesmo local com o primeiro ministro. No final dos dois encontros privados, o Papa se reunirá com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo Diplomático no Palácio Presidencial e depois irá para o aeroporto de Port Louis para a cerimônia de despedida. O avião decolará às 19h em direção a Antananarivo e aterrissará às 20h (hora local).

O último dia da viagem será dedicado apenas à viagem de Madagascar para a Itália. O Santo Padre fará a cerimônia de despedida no aeroporto de Antananarivo às 9h20, na terça-feira, 10 de setembro, e aterrissará em Roma Ciampino por volta das 19h.

Confira também: