No dia 22 de junho, o Papa Francisco presidiu na Basílica de São Pedro a Missa de ordenação episcopal de Dom Ricardo Lorenzelli Rossi, novo Bispo Auxiliar de Santiago, Chile, quando recordou que “o bispo é um servo, pastor, pai, irmão, nunca um mercenário”.

Até a sua nomeação como novo Bispo Auxiliar de Santiago, Dom Lorenzelli Rossi dirigia a comunidade salesiana no Vaticano e era o capelão da direção dos Serviços de Segurança e Proteção Civil do Estado da Cidade do Vaticano.

Em sua homilia, o Papa Francisco recordou que "nosso Senhor Jesus Cristo, enviado pelo Pai para redimir os homens, enviou, por sua vez, os doze apóstolos ao mundo, para que fossem cheios do poder do Espírito Santo para proclamar o Evangelho a todos os povos e reuni-los sob um só pastor, para santificá-los e conduzi-los à salvação”.

“Para perpetuar este ministério apostólico de geração em geração, os Doze reuniram os colaboradores e, com a imposição das mãos, transmitiram-lhes o dom do Espírito recebido de Cristo, que lhes conferiu a plenitude do sacramento da Ordem                “.

“Assim, através da sucessão ininterrupta de bispos na tradição viva da Igreja, este ministério primário foi preservado e a obra do Salvador continua e se desenvolve até hoje. No bispo, rodeado por seus sacerdotes, está presente em meio de vós o próprio Senhor nosso Jesus Cristo, sumo sacerdote para sempre”, assinalou.

O Papa Francisco destacou que "é Cristo, de fato, que no ministério do bispo continua pregando o Evangelho da salvação, é Cristo quem continua santificando os fiéis através dos sacramentos da fé".

"É Cristo que, com a sabedoria e a prudência do bispo, guia o povo de Deus na peregrinação terrena rumo à felicidade eterna."

O Santo Padre encorajou o novo bispo, nascido em Buenos Aires (Argentina), a "nunca se esquecer de suas raízes, de sua mãe, de sua família – suas raízes. Reflita que foi escolhido entre os homens e para os homens, foi constituído nas coisas que dizem respeito a Deus".

"Porque 'Episcopado' é o nome de um serviço, não de uma honra. O bispo é mais responsável pelo serviço do que pela dominação, segundo o mandamento do Mestre: ‘O que entre vós é o maior, torne-se o último; e o que governa seja como o servo’". 

O Papa pediu a Dom Lorenzelli Rossi que anuncie "a Palavra em todas as ocasiões: oportuna e inoportuna. Admoeste, censure, exorte com toda a magnanimidade e doutrina".

Além disso, assinalou, "não se esqueça de que a primeira tarefa do bispo é a oração", porque "um bispo que não reza é um mercenário".

"Na Igreja que foi confiada a você, seja fiel guardião e dispensador dos mistérios de Cristo, colocado pelo Pai à frente de sua família, sempre siga o exemplo do Bom Pastor que conhece as suas ovelhas, que não duvidou em dar sua vida por elas. Perto do povo de Deus, para conhecer o povo de Deus do qual foi eleito”.

O Papa também pediu que ame "com amor de pai e de irmão todos aqueles que Deus lhe confia. Antes de tudo, sacerdotes e diáconos são seus colaboradores".

O Santo Padre assinalou que "o próximo mais próximo do bispo são os sacerdotes e os diáconos. Perto dos sacerdotes: muito perto! Que quando te busquem te encontrem imediatamente, sem burocracia: diretamente”.

"Mas também seja próximo dos pobres, dos indefesos e de todos aqueles que precisam de acolhida e ajuda. Exorta os fiéis a cooperarem no compromisso apostólico e escute-os de bom grado”, expressou.

Confira também: