O prestigiado Festival de Cannes (França) concedeu o prêmio do jurado ao filme sobre a vida do beato Franz Jägerstäter, assassinado por desobedecer ao regime nazista.

O famoso diretor de cinema Terrence Malick, levou a vida do Beato Franz Jägerstäter para os telões em "A hidden life", filme que narra como ele se negou a fazer parte do exército nazista.

Franz Jägerstäter foi um camponês austríaco que nasceu em 1907. Quando Hitler convocou um plebiscito para legitimar a anexação da Áustria à Alemanha nazista, Jägerstäter foi o único de todo o seu povoado que votou contra. Em 1943, apresentou sua objeção de consciência ao regime nazista e se recusou a lutar pelo Terceiro Reich.

O filme é baseado na correspondência de Jägerstäter com sua esposa depois de ser chamado para se alistar.

O agora beato sentiu naquele momento que não poderia se chamar discípulo de Cristo se aceitasse os mandatos de um regime ao qual considerava "satânico".

"Estou convencido de que o melhor é dizer a verdade, mesmo que isso me custe a vida", escreveu.

Em suas últimas cartas, recordou que desejava apenas ser fiel à vontade de Deus e pediu a sua esposa que fosse forte, ajudasse os pobres e agisse como mãe e pai de suas filhas.

Sua desobediência ao regime nazista o levou a ser condenado à morte e guilhotinado em agosto de 1943.

Em 2007, foi beatificado na Catedral de Linz (Áustria), a cerimônia contou com a participação de sua esposa e de suas três filhas.

Confira também: