Nesta terça-feira, as aulas foram retomadas nas escolas católicas no Sri Lanka, após os atentados terroristas do Domingo de Páscoa que deixaram mais de 250 mortos e 500 feridos.

Depois dos atentados em três igrejas e hotéis em 21 de abril, dezenas de escolas católicas particulares estenderam as férias da Páscoa. Embora no início de maio mais de dez mil escolas públicas tenham reaberto suas portas, a frequência tem sido baixo devido à insegurança diante de novos ataques.

Segundo o jornal Arab Herald, o tenente-general Mahesh Senanayake, oficial sênior do Exército do Sri Lanka, informou que as forças de segurança garantirão que as escolas não sejam consideradas alvos de terroristas islâmicos. Da mesma forma, a reabertura será gradual nas próximas duas semanas.

"Os serviços do exército e das irmãs estão ajudando com total confiança as autoridades policiais para prender os culpados", disse Senanayake na segunda-feira. Afirmou também que as operações mostraram "progressos notáveis".

Por outro lado, um porta-voz católico expressou que "as aulas de nível avançado começarão na terça-feira, mas as escolas primárias e secundárias reabrirão gradualmente nas próximas semanas". Ele também indicou que em alguns lugares "as crianças não vão às aulas com seus uniformes".

No último domingo comemorou-se o décimo aniversário do fim da guerra dos rebeldes tâmiles do país. O presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, prometeu terminar com a ocupação islâmica, autores dos atentados. Além disso, afirmou que está confiante de que "será capaz de eliminar completamente a ameaça do terrorismo internacional".

Confira também: