O Dicastério para os leigos, família e vida realizará uma importante conferência internacional em Roma, de 23 a 25 de maio, sobre a defesa da vida humana nascente em condições extremamente frágeis.

Esta iniciativa do Vaticano terá como tema ‘Sim à Vida’ (‘Yes to Life’, em inglês) e é promovida pelos Cavaleiros de Colombo e pela associação "o coração em uma gota".

Segundo o Vaticano, ‘Yes to Life’ buscará oferecer "modelos realistas e replicáveis ​​de acompanhamento médico, mas especialmente pastoral, possíveis ​​desde a concepção, e mostrar um rosto da Igreja próxima às famílias que com frequência são aconselhadas a fazer aborto como única alternativa".

Além disso, os organizadores querem que a conferência aborde "de maneira realista e concreta, o momento fundamental na história de cada casal que é a espera de um filho. Inclusive quando a vida que está prestes a nascer é extremamente frágil, a medicina pré-natal oferece agora oportunidades extraordinárias de assistência”.

Nessa linha, o Dicastério para os leigos, família e vida explicou que está promovendo essa iniciativa para "não deixar sozinhas as famílias que vivem num momento tão delicado".

"É necessário que os agentes pastorais estejam perto delas, oferecendo, ao mesmo tempo, o conforto espiritual necessário diante da dor: ciência e fé podem aliar-se para acompanhar com amor e atenção os casais e famílias que vivem a experiência do nascimento de uma criança com patologias graves ou deficiência", expressaram.

A conferência contará com a participação de 400 pessoas de 70 países, representando conferências episcopais, dioceses e muitas famílias, juntamente com médicos e especialistas no campo da assistência pré-natal.

Confira também: