A Peregrinação Internacional Aniversária no Santuário de Fátima (Portugal), neste ano, foi presidida pelo Arcebispo de Manila (Filipinas) e presidente da Cáritas Internacional, Cardeal Luís Antonio Tagle, o qual, na Missa deste 13 de maio, apresentou Maria como modelo para encontrar a bênção.

O Cardeal Tagle presidiu a santa Missa de encerramento da primeira peregrinação aniversária de 2019 no Recinto de Oração, com a presença de mais de 200 mil peregrinos. Segundo o Santuário de Fátima, participaram 202 grupos de 40 países. Além disso, a celebração Eucarística foi concelebrada por 310 sacerdotes, 24 bispos e 3 cardeais.

Em sua homilia, o Purpurado partiu do exemplo de Nossa Senhora para exortar os fiéis a concretizar o Evangelho em suas vidas. Desse modo, apresentou como “aspecto da maternidade de Maria” a sua obediência, na fé, à Palavra de Deus.

“A maternidade de Maria foi um ato de fé, ao aceitar o convite de Deus para ser a mãe do Filho de Deus”, expressou o Cardeal, ressaltando que “Maria foi a serva obediente, cuja total entrega e disponibilidade a Deus fez dela a Mãe do Filho de Deus”.

“A resposta de fé que Maria deu à palavra de Deus, pondo em prática essa fé, tornou completa a bênção de Deus”, indicou. Por isso, salientou que a Virgem é um “modelo que ensina a encontrar o caminho da verdadeira bênção”.

Nesse sentido, assinalou o site do Santuário de Fátima, alertou os peregrinos sobre as realidades que, no mundo de hoje, induzem à ideia errada de uma vida ‘abençoada’: o dinheiro, a moda, a influência e os bens materiais. Por isso, apelou para que os pais e os mais velhos assumam “com seriedade a responsabilidade de educar os seus filhos na fé”.

Por fim, o Cardeal Tagle convidou os peregrinos a escutar o chamado de Deus como verdadeira bênção, através da escuta da Sua Palavra e da concretização da Sua vontade.

“Não há maior bênção do que ser chamado por Deus a servir Jesus, a fazer Jesus conhecido, amado e servido. Isto só acontecerá se, como Maria, estivermos atentos à Palavra de Deus, se recebermos Jesus na nossa vida e se vivermos como Jesus viveu”, pontuou.

Por sua vez, ao dirigir as últimas palavras da Peregrinação Internacional Aniversária, o Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto, felicitou o “alegre testemunho de fé” do peregrinos e agradeceu pela presença do Cardeal Tagle.

“Embora vindos de diferentes latitudes, aqui fazemos a experiência de sermos um povo único que, com Maria, peregrina no caminho da esperança e da paz. E Maria mostra-nos que essa bênção é cada um de nós, como pessoas singulares e também como povo que somos abençoados por Deus com o dom do Seu amor, da Sua ternura, da Sua misericórdia, da Sua luz, do Seu conforto e da Sua força, para regenerar a nossa fé”, afirmou o Prelado.

Confira também: