O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, presidiu, no dia 8 de maio, uma Missa na Basílica de São Pedro por ocasião dos 50 anos de fundação do dicastério que preside.

"Todos, segundo suas respectivas competências, estamos unidos pela colaboração alegre ao ministério do Sucessor de Pedro, dedicando-nos a um diaconato que se insere no coração da Igreja, que louva e serve a Deus, sobretudo com a santidade dos seus filhos", disse o Cardeal em sua homilia.

O Purpurado italiano ressaltou que "as etapas que formam o processo terminam com o reconhecimento da santidade de vida de uma pessoa e representam um tempo de investigação meticulosa e de alto perfil científico, no qual se reúnem diversas disciplinas e várias figuras profissionais".

"O trabalho de verificação é regulado por normas rigorosas que buscam salvaguardar a seriedade das investigações e a objetividade do julgamento sobre as virtudes, ou o martírio ou os milagres", continuou.

Por outro lado, o Prefeito também enfatizou que, na vida dos santos, a Eucaristia tem um lugar essencial, pois é o "alimento que nos dá a força para percorrer o mesmo caminho" de Jesus.

"É o caminho que os santos percorreram. Eles se esforçaram para modelar suas vidas no seguimento de Cristo. A santidade, plenitude da vida cristã, consiste em unir-se a Cristo, viver seus mistérios, fazer nossas as suas atitudes, seus pensamentos e seus comportamentos", ressaltou o Cardeal Becciu.

Depois de afirmar que a santidade se conquista não apenas pelo esforço, mas pela ação do Espírito Santo nas pessoas, o Purpurado sublinhou que "as beatificações e canonizações nos dizem que o caminho da santidade é possível para todos" em "qualquer estado de vida".

"Diante dos casos lamentáveis de antitestemunho por parte de pessoas consagradas, que causaram escândalo, os novos modelos de santidade foram saudáveis e abriram a mente e o coração de muitas pessoas ao amor a Deus e à Igreja”, continuou.

Depois de agradecer a dedicação ao trabalho daqueles que servem neste dicastério, o Cardeal Becciu fez votos para que “Nossa Senhora, Rainha de todos os Santos, sustente a nossa missão com a sua maternal intercessão, para que possa ser para toda a Igreja um alento para viver com intensidade e alegria o seguimento de Cristo, caminhando para a plenitude da existência cristã e a perfeição da caridade”.

A Congregação para as Causas dos Santos

Com a constituição “Immensa Aeterni Dei”, de 22 de janeiro de 1588, o Papa Sisto V criou a Sagrada Congregação dos Ritos e lhe confiou a tarefa de regular o exercício do culto divino e de estudar as causas dos santos.

O Papa São Paulo VI, com a Constituição Apostólica “Sacra Rituum Congregatio”, de 8 de maio de 1969, dividiu a Congregação em duas novas, uma para o Culto Divino e outra para as Causas dos Santos.

Com a mesma Constituição de 1969, a nova Congregação para as Causas dos Santos teve a sua própria estrutura organizada em três departamentos: o Judicial, o do Promotor Geral da Fé e o histórico-jurídico, que é a continuação da Seção Histórica criada pelo Papa Pio XI em 6 de fevereiro de 1930.

A Constituição Apostólica “Divinus perfectionis”, de 25 de janeiro de 1983, e as respectivas “Normas a serem observadas nas causas diocesanas das causas dos santos”, também de 1983, deram lugar a uma profunda reforma no procedimento das causas de canonização e a reestruturação da Congregação, dotando-a de um Colégio de Relatores, encarregado de cuidar da preparação das “Positiones” (investigações) sobre a vida, as virtudes ou o martírio dos Servos de Deus.

Unido à Congregação, encontra-se o “Studium”, instituído em 2 de junho de 1984, cujo objetivo é a formação dos postuladores, que são aqueles que se encarregam de propor e levar as causas adiante, e dos colaboradores da congregação, entre outros.

Todos os anos, a Congregação prepara tudo o que é necessário para que o Papa possa propor novos exemplos de santidade. Depois de aprovar os decretos que reconhecem os milagres, o martírio e as virtudes heroicas dos servos de Deus, o Santo Padre procede a uma série de canonizações; enquanto o Prefeito da Congregação é quem se encarrega das beatificações.

A última foi a beatificação de María de la Concepción "Conchita" Cabrera, mãe de família, celebrada em 4 de maio, no México; e a próxima será a de outra mulher, a leiga Guadalupe Ortiz de Landázuri, da Prelazia do Opus Dei, que será elevada aos altares em 18 de maio, em Madri, Espanha.

Confira também:

Mais em