Pe. Jean-Marc Fournier, capelão dos bombeiros em Paris, contou como resgatou das chamas a Santa Coroa de Espinhos e o Santíssimo Sacramento na Catedral de Notre Dame.

"Ligaram para mim e chegamos rápido. Duas coisas me pareciam essenciais para cumprir. A primeira era salvar o tesouro inestimável que é a Coroa de Espinhos e, claro, Jesus presente no Santíssimo Sacramento”, disse o sacerdote em 17 de abril à emissora de televisão francesa KTO.

Na segunda-feira, 15 de abril, um incêndio destruiu grande parte da Catedral de Notre Dame, em Paris. Para a reconstrução, prometida pelo presidente Emmanuel Macron em cinco anos, já há mais de 600 milhões de euros doados por várias das famílias mais ricas da França.

"Ao chegar à catedral, havia muita fumaça, mas não estava muito quente. Havia uma espécie de cascata de fogo, que ocorreu por causa da queda do pináculo” de mais de 90 metros, que ruiu em cima do telhado do templo, relatou o sacerdote.

"Acompanhado por um oficial superior, a dificuldade para nós foi encontrar alguém para nos dar a combinação para abrir a caixa forte ou o baú onde ficam as santas relíquias”, acrescentou.

Depois de alguns momentos e "para preservar as relíquias, uma equipe de bombeiros se viu obrigada a quebrar o relicário". Em seguida, "as relíquias sagradas puderam ser retiradas e preservadas em um espaço seguro sob a proteção das forças da ordem, neste caso, os funcionários da prefeitura da polícia".

O sacerdote explicou que cerca de 400 bombeiros participaram de todos os trabalhos, aos quais agradeceu por seu trabalho; e explicou que quando salvou o Santíssimo Sacramento, fez um pedido especial ao Senhor.

"Quando o fogo atingiu a torre norte, saí com o Santíssimo Sacramento. Eu não quis apenas sair com Jesus, mas aproveitei para fazer uma bênção com ele. Eu estava completamente sozinho na catedral, no meio do fogo, das chamas e das coisas que caíam. Ao fazer essa bênção, pedi a Jesus que nos ajudasse a preservar o templo", narrou o capelão.

Pe. Fournier enfatizou que, no final, "o fogo não só parou como também se preservou a torre norte, e ao preservá-la, todo o resto pôde ser salvo”.

O sacerdote também se referiu à importância dos objetos sagrados que resgatou das chamas.

"Todos entendem que a Santa Coroa é uma relíquia extraordinária e única; e o Santíssimo Sacramento é nosso Senhor realmente presente em seu corpo, sua alma, sua divindade e sua humanidade. Vocês podem entender que foi delicado ver isso no meio das chamas. Ao acompanhar os bombeiros com frequência em seus trabalhos, vejo os efeitos do fogo, por isso decidi proteger rapidamente a presença real de nosso Senhor Jesus Cristo", enfatizou.

Para concluir, o sacerdote comentou que "a catedral não desapareceu completamente para os cristãos e vai renascer mais bela e mais forte depois da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo".

O sacerdote também conversou com o jornal francês ‘La Croix’, ao qual relatou que, "ao ver que Jesus (Santíssimo Sacramento) estava em segurança, continuei participando com outros dez bombeiros, salvando objetos de valor de todas as capelas laterais".

"A sacristia não estava em perigo e o tesouro estava protegido. Só foi evacuada depois, na noite, pelo pessoal do Ministério de Cultura e pela polícia”, acrescentou.

Depois, concluiu: "Passei para cumprimentar todos em seus carros e voltei para a minha casa às 3h. Senti que, para todos, este incêndio não foi como os outros. A ação se fez oração”.

Não é a primeira vez que Pe. Fournier ajuda quem precisa. Em novembro de 2015, o presbítero foi ao teatro "Bataclan" em Paris, onde o Estado Islâmico (ISIS) assassinou 89 pessoas. "Eu dei a absolvição coletiva, como a Igreja Católica me autoriza", manifestou naquela ocasião.

Na quarta-feira, o governo francês lançou uma campanha internacional para reconstruir o pináculo da catedral, como parte dos trabalhos para recuperar o templo emblemático que tem mais de 800 anos de história.

A estrutura da catedral, que já estava passando por algumas obras de restauração desde meados de 2018, manteve-se em pé graças ao trabalho dos bombeiros.

Mais em

Embora a causa do incêndio ainda seja desconhecida, alguns dizem que poderia ter sido um acidente.

Confira também: