O Papa Francisco expressou novamente sua proximidade a todos os franceses por causa do incêndio da Catedral de Notre Dame em Paris, ocorrido última segunda-feira.

Depois de pronunciar sua catequese semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Santo Padre expressou aos peregrinos de língua francesa presentes na Audiência Geral o seu "carinho e proximidade" com a comunidade diocesana de Paris, com todos os parisienses e todos os franceses por causa do incêndio na Catedral de Notre Dame. "Fiquei muito entristecido e sinto-me muito próximo a todos vocês", indicou.

Além disso, o Pontífice manifestou "a gratidão de toda a Igreja", às pessoas que "fizeram tudo o que podiam, inclusive arriscando-se pessoalmente para salvar a Basílica".

"Que a Santíssima Virgem Maria os abençoe e ampare o trabalho de reconstrução: possa ser uma obra de todos, para o louvor e a glória e Deus!", encorajou o Papa.

Em uma mensagem enviada no dia 16 de abril ao Arcebispo de Paris, Dom Michel Aupetit, o Pontífice reconheceu que este desastre danificou seriamente não só um edifício histórico, mas também "um símbolo nacional amado no coração dos parisienses e franceses na diversidade de suas crenças".

Neste sentido, o Papa classificou a Catedral de Notre Dame como sendo uma "joia arquitetônica de uma memória coletiva, o ponto de encontro de muitos eventos importantes, o testemunho da fé e da oração dos católicos na cidade".

Por isso, Francisco espera que esta obra de reconstrução seja feita para que volte a ser “essa joia preciosa no coração da cidade, um sinal da fé daqueles que a construíram, igreja mãe de sua diocese, um patrimônio arquitetônico e espiritual de Paris, da França e da humanidade”.

Confira também: