A Santa Sé concedeu à cidade de Montilla, pertencente à Diocese de Córdoba (Espanha), a celebração de um Ano Jubilar em honra a São João de Ávila, que será realizado de 6 de abril de 2019 a 31 de maio de 2020.

O Ano Jubilar começará com a nomeação de São João de Ávila como "filho adotivo" da cidade de Montilla.

Este evento que comemora os 450 anos da morte e os 50 anos da canonização deste Doutor da Igreja e Padroeiro do clero secular espanhol, acontecerá em Montilla, onde morreu em 1569.

Dom Demetrio Fernández, Bispo de Córdoba, disse que "São João de Ávila foi e continuará sendo um grande modelo. É o momento de olhar para os sacerdotes santos e viver com intensidade este tempo de graça".

Entre os diferentes eventos programados, no dia 6 de abril às 11h (hora local), São João de Ávila será nomeado “filho adotivo” de Montilla. O evento acontecerá na Paróquia de São Tiago Apóstolo, em Montilla, Córdoba, e será presidido pelo Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero, e por Dom Fernández.

Depois, haverá uma procissão com as relíquias do Santo.

Como parte deste Ano Jubilar, a Santa Sé concedeu a possibilidade de obter indulgência plenária às pessoas que peregrinem até Montilla para visitar os lugares da vida de São João de Ávila e cumpram com as condições usuais, que são: confessar-se, comungar e rezar pelas intenções do Papa.

Além disso, no dia 10 de maio, haverá um encontro do clero de Córdoba com o Bispo da Diocese e contará com a presença do Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Luis Ladaria, e do Núncio Apostólico na Espanha, Dom Renzo Fratini.

No mês de novembro está prevista a segunda edição do Congresso Internacional sobre São João de Ávila, do qual participará o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos; Dom Rino Fichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, entre outros.

Em 2012, celebrou-se outro Ano Jubilar por São João de Ávila, quando o Papa Bento XVI também o nomeou como Doutor da Igreja, o que significou o seu reconhecimento como eminente mestre da fé para os fiéis de todos os tempos.

Confira também: