Padre Claude Grou, reitor do Oratório de São José, em Montreal (Canadá), recebeu alta do hospital e afirmou estar "ansioso" para voltar e retomar seu ministério após ser esfaqueado por um homem durante a celebração da Missa na última sexta-feira, 22 de março.

Celine Barbeau, porta-voz do oratório, disse que o sacerdote de 77 anos tomará uns dias de descanso, um pouco contra sua vontade. "Embora ele precise de alguns dias, está em um estado de espírito muito bom. E, na verdade, está realmente ansioso para voltar ao trabalho. Temos que pará-lo", disse Barbeau.

O sacerdote afirmou em um comunicado que as palavras de apoio que recebeu "aquecem o coração" e lhe "permitem contemplar estes momentos difíceis de forma pacífica". Também disse que estava bem de saúde e que ainda está processando o ataque de sexta-feira, informou a CBC News.

Pe. Grou estava de pé atrás do altar celebrando a Missa diária de 8h30, com a participação de cerca de 60 paroquianos, quando um homem vestido com roupa escura e um boné de beisebol branco o agarrou e o esfaqueou.

Imediatamente, a equipe de segurança da igreja prendeu o autor do ataque. O incidente foi transmitido ao vivo em uma rede de televisão católica.

As autoridades prenderam o suspeito de 26 anos, que segundo dizem, é conhecido pela polícia.

O sacerdote foi levado de ambulância e, como indicou a polícia de Montreal, sofreu "lacerações" na parte superior do corpo.

O ataque gerou várias manifestações de apoio.

"Padre Claude Grou, os canadenses estão pensando em você e lhe desejam uma rápida recuperação", disse o primeiro-ministro Justin Trudeau, no Twitter, no dia do ataque.

"Todos nós estamos chocados por este ato de violência que ocorreu em nossa cidade, em um espaço dedicado à paz", disse o Arcebispo de Montreal, Dom Christian Lepine, em um comunicado.

Finalmente, o Prelado lamentou que os locais de culto de muitas religiões são alvos de atos de violência e pediu para seguir "no caminho da paz e do amor, acreditando que o bem vencerá o mal através da oração e das boas obras".

O Oratório de São José, em Montreal, é o maior santuário dedicado a São José no mundo, com aproximadamente dois milhões de visitantes por ano. Sua cúpula pode ser vista de toda cidade de Montreal.

A porta-voz declarou que o prédio permanecerá aberto ao público, menos a região ao redor do altar dentro do oratório que a policia fechou para realizar investigações.

Confira também: