Em uma reportagem recente que comoveu muitas pessoas na Irlanda e nos Estados Unidos, contou-se a história de Niall McDonag, um ex-jogador de futebol que recebeu o chamado ao sacerdócio depois de ser obrigado a abandonar sua carreira por causa de uma lesão esportiva e por outros acontecimentos trágicos que marcaram a sua vida.

No final de fevereiro, o programa Nationwide de RTE realizou a entrevista ao seminarista de 34 anos, que além da grave lesão que sofreu, perdeu em apenas alguns meses seu primo e seu irmão por suicídio, e seu pai vítima de câncer.

"Minha prioridade número um na vida naquela época era o esporte e dele costumava vir toda a minha felicidade. Lembro-me que depois que me machuquei jogando futebol, o cirurgião entrou no quarto dizendo: 'Olha Niall, na pior das hipóteses, vamos ter que amputar a sua perna’", contou à rede de televisão.

Niall disse que naquela época ele era uma pessoa "muito superficial", que vivia "preso em sua aparência".

"Basicamente, por ser muito superficial, esse tipo de notícia era como uma facada no coração", acrescentou.

No entanto, diante dos momentos difíceis que teve de enfrentar, Niall admitiu que não teve  outra opção a não ser voltar a olhar para Deus em busca de misericórdia.

"Eu tive que lidar com a morte do meu irmão mais velho. Quando passamos por esses acontecimentos trágicos em nossa vida, temos que tomar uma decisão. Eu não podia mudar minhas circunstâncias, por isso, em muitos sentidos, me vi obrigado a mudar a mim mesmo".

"Um dos pertences do meu falecido irmão era sua Bíblia e muito tarde da noite, por algum motivo, comecei a ler as Escrituras e comecei a desenvolver um relacionamento com Deus", narrou.

Mais tarde, Niall deixou seu emprego em Dublin e mudou-se para Nova York para entrar no seminário e oferecer-se como voluntário para cuidar dos mendigos e dependentes químicos.

"Sei que meu tempo é limitado, tudo ao meu redor é temporal, por isso, quero tentar usar esse tempo da melhor maneira possível, e não há melhor maneira do que servir a Deus", disse o seminarista.

Atualmente, Niall atende às populações vulneráveis ​​de Bronx (Nova York).

"Embora as pessoas não tenham muito aqui e haja falta de oportunidades, a humanidade é linda", expressou.

Nos próximos meses, após três anos de estudos e preparação nos Estados Unidos, Niall terá que retornar à Irlanda e discernir por mais um ano sua vocação sacerdotal.

Após sua aparição no Nationwide, centenas de pessoas compartilharam e comentaram positivamente nas redes sociais a história de Niall.

Confira também: