O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, esclareceu em um recente documento que, ao contrário das acusações que envolveram seu nome em casos de desvio de verbas, “não houve nenhum tipo de conduta ilícita” de sua parte.

O documento, datado deste dia 1º de março, é direcionado aos sacerdotes da Arquidiocese do Rio de Janeiro e deverá ser lido pelos presbíteros nos próximos dias nas cerca de 275 paróquias da Arquidiocese.

A seguir, confira a íntegra do documento.

Caríssimos sacerdotes da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro,

Peço que, se for oportuno ou solicitado, levem ao povo os seguintes esclarecimentos acerca das notícias veiculadas pela imprensa nesta semana:

1) Ao contrário do que insinuou o ex-governador em audiência à justiça, não houve nenhum tipo de conduta ilícita de minha parte.

2) Nunca exerci cargo na administração da Pró-Saúde, não pratiquei atos de gestão, nem influenciei em sua administração.

3) Jamais utilizei minha posição de Cardeal e Arcebispo para solicitar benefícios em favor de quaisquer instituições.

4) O fato de alguém utilizar meu nome, não significa que tenha recebido a minha autorização para isso.

5) Recebo e acolho a todos indistintamente, o que não significa concordar com a pessoa ou com os atos de alguma instituição que ela represente.

6) A alegação de que uma pessoa seria meu suposto braço direito é falsa. A pessoa mencionada na reportagem jamais exerceu cargo algum na Arquidiocese do Rio de Janeiro e não pertence ao clero desta Arquidiocese.

7) Como a própria revista que publicou a reportagem reconhece, não há indícios de que tais insinuações sejam verdadeiras.

8) é Importante que tudo seja investigado e apurado pelas autoridades competentes, a fim de que a verdade dos fatos seja restabelecida.

Esclarecidos esses pontos, e lembrando que hoje é aniversário de nossa Cidade, convido a todos a sermos testemunhas de um tempo novo, em que não tenhamos no coração nenhum desejo de vingança ou rancor, mas sim invoquemos a graça de Deus para concretizar o perdão, a justiça e a paz, semeando a chama da esperança.

Confira também: