"Bem-aventurado por sua vida, por sua memória e seu exemplo", foram as palavras sinceras do Bispo de San Francisco (Argentina), Dom Sergio Buenanueva, na missa pelo eterno descanso de Emiliano Sala, jogador argentino que morreu na queda do avião em que viajava.

Sala morreu no dia 21 de janeiro quando o avião que o levava de Nantes (França) a Cardiff (Reino Unido) caiu no Canal da Mancha. O jogador de 28 anos ia se apresentar ao Cardiff City FC da Premier League, time com o qual havia acabado de assinar o contrato. Os restos da aeronave foram encontrados em 3 de fevereiro.

O corpo do jogador chegou à Argentina na sexta-feira, 15 de Fevereiro, e o seu enterro foi no dia seguinte em sua cidade natal, Progresso, província de Santa Fé. Centenas de pessoas chegaram para se despedir dele, junto com a sua família, amigos e o atual técnico do Cardiff, Neil Warnock.

Sala viveu desde os 15 anos em Córdoba, cidade que se despediu dele com a celebração da Missa na Igreja Divino Niño, no bairro El Prado.

Participaram da Missa alguns estudantes e diretores da escola Projeto Crescer e do Colégio Fasta Jesus da Misericórdia, onde o jogador realizou sua formação esportiva e do ensino médio.

"Querido Emiliano, bem-aventurado por sua vida, por sua memória e por seu exemplo. A sua partida dói. Não podemos entender tantos porquês que se multiplicam no coração", expressou Dom Sergio Buenanueva em sua homilia.

Depois de pedir que os presentes fizessem "silêncio diante de Deus", o Prelado afirmou: "Em suas mãos te confiamos, como também a dor de seus pais, irmãos, amigos e conhecidos".

"Escutando aqueles que te conheceram, aqui no 'Projeto Crescer', na escola 'Jesus da Misericórdia', ex-colegas, professores e amigos; mas também escutando o testemunho daqueles que o acompanharam nos últimos anos, ficamos surpresos com a unanimidade dos seus olhares: perdemos um grande rapaz, um bom menino, respeitoso e que não subiu no pedestal", destacou o bispo.

Também acrescentou que "não podemos deixar de agradecer a sua família que hoje chora por você, porque foram eles que semearam esta boa semente".

Dom Buenanueva assinalou que recebeu algumas mensagens pelas redes sociais "de pessoas de Nantes, que, quando souberam desta Missa por Emiliano, me pediram para transmitir a vocês que estão unidos a nossas orações. Um deles disse: ‘Os bretões temos o mesmo coração e fidelidade aos amigos’".

O Bispo de San Francisco disse que a morte de Sala "dói", assim como a morte de "muitas crianças e jovens, especialmente se foram violentas, absurdas ou fruto da corrupção humana".

Em meio a esta dor, pediu para não perder a confiança e que disse "não devemos nos deixar vencer pelo desânimo ou decepção. Deus está sempre com aqueles que perdem. Deus quer que o nosso mundo mude. E por isso nos enviou seu Filho, que entregou a vida".

Finalmente, dirigindo-se aos membros do Projeto Crescer, Dom Buenanueva os motivou "a continuarem caminhando" em meio a esta dor e dedicar as melhores energias em ajudar os jovens a "desenvolver-se como homens e mulheres de bem".

"Mas, acima de tudo, cheguem à vitória que mais importa: a da vida, aquele cuja coroa e medalhas é a própria humanidade conquistada, o que nos permite dizer: ‘Conhecemos um homem bom, nobre e honesto; sua passagem por nossas vidas nos ajudou a ser pessoas melhores ”, concluiu.

Confira também: